educação financeira para crianças

Agora, em novembro, equipe participa da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF)

A pandemia mexeu com o planejamento financeiro de muitas famílias. Por isso, a equipe do Departamento de Ciências Econômicas (DCO) e do Departamento de Ciências Contábeis (DCC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), colocou em prática um plano alternativo: orientações e curso de educação financeira de forma remota. A ideia foi apoiar a necessidade de isolamento social sem deixar de prestar serviço à comunidade.

Os professores Antonio Zotarelli, Massakazu Takakura e Marco Antonio Bisca Miguel foram os responsáveis por essas iniciativas, através do Projeto de Extensão "Educação Financeira Sustentável: base da prosperidade", que oferece assessoria para a comunidade em geral, por meio do curso "Educação Financeira Sustentável: base para a prosperidade".

O objetivo do curso é difundir informações sobre educação financeira sustentável e instrumentalizar o participante de forma que ele possa refletir sobre seus comportamentos financeiros e tomar decisões com base no seu perfil, desejos e possibilidades, proporcionando a sua transformação por meio do conhecimento.

O professor Zotarelli, da área de Empresas, do DCO, da UEM, explica que a equipe do projeto foi motivada pelo fato de que a vida financeira de muitas famílias sofreu um baque com a chegada da pandemia da Covid-19. “Sabemos que muitas pessoas tiveram prejuízos em seus rendimentos financeiros nesse período que estamos vivendo. Então, uma das atividades foi a divulgação, no dia 21 de abril, nos meios de comunicação da cidade, de que a equipe do projeto se colocava à disposição para dar atendimento por WhatsApp e por e-mail. Naquela semana, foram 85 atendimentos realizados pelos professores, orientando as pessoas e as famílias sobe os mais diversos problemas financeiros que as afligiam, como por exemplo: o que fazer com a água, luz e aluguel vencidos; como receber os R$ 600 da ajuda emergencial; como pagar as contas recebendo salário parcial; como fazer com o empréstimo imobiliário; como negociar contas, como a de água".

O professor lembra que, alguns ainda procuraram por orientações de educação financeira, conteúdo que faz parte dos cursos que o projeto oferta. Em função da demanda e da dificuldade do acesso presencial, a equipe não poupou esforços para estruturar e executar um curso on-line, no período de julho e agosto. "A Turma 33, do curso 'Educação Financeira: base da prosperidade', ocorreu na modalidade à distância, pela plataforma Moodle da UEM, criando a possibilidade de diversas pessoas, mesmo distantes, participarem", comemorou Zotarelli.

A equipe ficou surpresa com a adesão da comunidade. A turma on-line recebeu 802 inscrições, confirmando a necessidade da abordagem do tema. Dentre os inscritos, 443 deles acessaram os materiais disponibilizados: vídeos-aula gravadas, vídeos, artigos, literatura específicas e outros materiais relacionados ao tema, além dos resultados de uma pesquisa desenvolvida pelos próprios alunos da turma. Paralelamente, contabilizou-se 377 mensagens no fórum de discussões do curso de participantes comentando o aprendizado e a importância dos materiais disponibilizados como: projeto de vida, orçamento e noções de investimentos. Vale destacar que os questionamentos do fórum foram prontamente respondidos e comentadas pelos professores.

"Considerando o curso e os atendimentos pessoais, entre os meses de abril e outubro, cerca de 520 pessoas foram beneficiadas diretamente com as atividades do projeto. Os benefícios são refletidos nas suas unidades familiares, multiplicando, dessa forma, o número de beneficiados por três a quatro pessoas em cada família", estima o professor Massakazu Takakura, da área de Contabilidade.

ENEF - Em função do sucesso da Turma 33, a equipe está planejando dar continuidade às atividades do projeto no ano de 2021. Mas não terminou as atividades em 2020: durante esta semana, entre os dias 23 a 29 de novembro, está participando das atividades da Semana Maringaense de Educação Financeira, que faz parte da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), que reúne uma vasta programação educacional gratuita e on-line. Esta é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF). O projeto da UEM, Educação Financeira Sustentável, está disponibilizando assessoria financeira pessoal nos dias 24, 25 e 26, e um mini-curso - “Educação financeira: ampliando as perspectivas”, no dia 25, das 19h30 às 21h30. As inscrições devem ser realizadas no endereço: www.prh.uem.br/edfin.

Se você ficou interessado e quer mais informações sobre o Projeto, entre em contato por meio do e-mail educacaofinanceirasustentavel@gmail.com ou azotarelli@uem.br ou pelo telefone (44) 3011-5210.