reciclaveis

Projeto possibilita que alunos desenvolvam capacidade para gestão empresarial, habilidades de captar propostas e elaborar documentos técnicos a nível empresarial

O Projeto de Extensão Empresa Junior Preservare Consultoria Ambiental, do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da Universidade Estadual de Maringá, Câmpus Umuarama, vinculado ao Centro de Tecnologia (CTC), promove consultorias na área de Engenharia Ambiental em empresas da cidade de Umuarama e região.

O objetivo do Preservare é desenvolver junto às empresas, projetos voltados à preservação do meio ambiente com o intuito de minimizar os impactos ambientais por meio de Planos de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos, que visa o manejo adequado destes, resultando em benefícios tanto ao meio ambiente, quanto à economia e bem estar.

A iniciativa da Empresa Júnior, voltada ao correto gerenciamento dos resíduos, tende a contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentável, tanto em nível local, quanto global.

Nos anos de 2019 e 2020, foram elaborados 15 planos de gerenciamento de resíduos sólidos, atendendo a empresas de diferentes áreas de atuação. “A elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos apresenta-se como uma ferramenta imprescindível para o correto manejo, segregação, armazenamento e disposição final dos resíduos sólidos gerados em diversos tipos de estabelecimentos, sejam eles comercias, industriais ou prestadores de serviço”, esclarece o coordenador do Preservare, Rodrigo Tartari.

Ainda de acordo com Tartari, os resíduos sólidos recicláveis são coletados e enviados para uma cooperativa de reciclagem, a qual executa a triagem, embalagem e encaminhamento para fábricas que irão produzir novos produtos.

No entanto, “é notório a grande quantidade de resíduos com potencial de ser reciclável que ainda é encaminhado para o aterro do município, indicando que muito trabalho tem a se fazer”, explica Tartari.

Além dessa atuação nas empresas, a Preservare também desenvolveu orçamentos para elaboração de planos de saneamento para municípios, bem como atividades de organização da Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental e Tecnologia em Meio Ambiente, juntamente ao Departamento de Meio Ambiente da UEM; Projeto de Educação Ambiental em condomínios e, em instituições de ensino para crianças; Projeto de plantio de mudas de árvores no dia Mundial do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Umuarama.

“Este projeto tem apresentado resultados satisfatórios, além do grande interesse e desenvolvimento acadêmico dos alunos, uma vez que preenche a lacuna do empreendedorismo junto ao DAM. A proposta amplia as perspectivas do mercado profissional, bem como disponibiliza melhoria quanto aos aspectos de responsabilidade e seriedade técnica e profissional”, afirma Tartari.

Preservare no Câmpus Regional de Umuarama

Atualmente, a Empresa Júnior está em fase de elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para o Câmpus de Umuarama e conta com a participação de professores do Departamento de Meio Ambiente.

Tartari explica que, a princípio, está sendo feito um diagnóstico das condições de geração qualitativa e quantitativa, dos sistemas de armazenamento e destinação, informações básicas para propor medidas de gerenciamento de resíduos sólidos no câmpus.

Além dessa proposta, o projeto busca realizar ações de educação ambiental junto à comunidade acadêmica por meio de campanhas de conscientização, fazendo uso de materiais digitais de divulgação, abordando a importância das práticas corretas de reciclagem.