teste proficiencia iej

Uma nova turma será aberta em fevereiro de 2021 devido ao sucesso da iniciativa oferecida no segundo semestre deste ano

O Instituto de Estudos Japoneses (IEJ), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), concluiu a turma do “Curso de Treinamento para o Exame de Proficiência Japonesa - N5”. As aulas foram ministradas no segundo semestre de 2020, de forma remota e gratuita, beneficiando vinte cinco estudantes do IEJ. A iniciativa vai ganhar nova versão em 2021.

O Exame de Proficiência em Língua Japonesa, também conhecido como JLPT (Japanese Language Proficiency Test), é uma prova elaborada para avaliar e reconhecer, oficialmente, a proficiência das pessoas que, em princípio, não têm o idioma como língua materna. Esta prova é aplicada desde 1984 e, atualmente, é o maior exame de língua japonesa realizado mundialmente.

A Fundação Japão, com a colaboração das entidades culturais e educacionais de diferentes países estrangeiros, vem aplicando o JLPT ao redor do mundo. No Brasil, o exame é realizado pelo Centro Brasileiro de Língua Japonesa, com a colaboração das bases em São Paulo, Manaus, Belém, Porto Alegre, Londrina, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. No Japão e em alguns países da Ásia, ele é realizado duas vezes ao ano, mas, no restante do mundo, incluindo o Brasil, só uma vez.

Exigência – Desde 2010, a certificação possui cinco níveis: N5, N4, N3, N2, N1. Sendo o N5 o nível mais elementar e o N1, o nível mais avançado. Vale ressaltar que, desde julho de 2018, para a liberação de vistos para o Yonsei (descendentes da 4ª geração de imigrantes japoneses), com fins de trabalho no Japão, existem requisitos mais rígidos, dentre eles, a Certificação N4, do Exame de Proficiência em Língua Japonesa.

A professora do IEJ e única ministrante do curso de proficiência, Kiyomi Tanaka Kanabushi, conta que, ao longo dos anos, ela vem desenvolvendo, juntamente com os alunos, os estudos para o Exame. “Os cursos sempre foram realizados com atividades oficiais do JLPT, que consistem em: vocabulário, gramática, compreensão de texto e compreensão auditiva. Mas, desde o segundo semestre de 2020, além dos temas mencionados, o curso também tem oferecido conversação e a ênfase nos estudos auditivos”, explica a professora.

Kiyomi reconhece que o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC/UEM) é essencial para a oferta do curso. “A PEC me proporciona oferecer um curso on-line, gratuito e aberto para a comunidade interna e externa. Isso abre portas para muitas conquistas de conhecimentos e, também, para o mercado de trabalho. Por meio dos cursos preparatórios, os alunos conseguem a certificação do Teste de Proficiência de Língua Japonesa. Com muito orgulho, ao final de cada curso, posso ver o crescimento, a transformação e o desenvolvimento de todos os participantes. É uma grande satisfação para ambas as partes”, destaca a professora.

FOTO DA TURMA PROFICIENCIA IEJ

Turma presencial de 2019 - Da esquerda para a direita estão: Henrique Hidetoshi de Souza Kassuya, a professora Kiyomi Tanaka Kanabushi, Letícia Licca Hosida, Ana Flávia Borges Shimada, Eliana Midori Kawamoto Katsuki e Jacqueline Hikaru Mise.

Depoimentos – Para os alunos, o curso foi excelente, tanto no quesito aula, quanto na aplicação dos conteúdos e nas atividades desenvolvidas. Por conta do momento de pandemia, as aulas tiveram que ser ministradas de forma on-line, o que não foi problema para a sensei (professora, em japonês) Kiyomi Kanabushi, pois a maior parte dos alunos destacou que a adaptação da aula para a modalidade remota foi feita com muito sucesso.

A aluna Gabriela Marina Uemura acrescenta que “o curso foi uma ótima maneira de manter os alunos conectados com a língua japonesa, especialmente agora, durante a pandemia, sendo uma experiência muito proveitosa. Poder rever conteúdos e manter esse contato com uma língua estrangeira, especialmente o japonês, que não possuo um contato direto, foi de grande importância para a manutenção e aprimoramento do conhecimento na língua. Os exercícios resolvidos auxiliaram bastante para isso, além de testarem o conhecimento e habilidade na execução do teste de proficiência, ajudando no aumento de confiança para a realização da prova. Mesmo em um ambiente virtual, poder estudar com os companheiros de sala deixou as aulas ainda mais divertidas por meio das interações, além de ter sido uma experiência quase que presencial, graças à professora, que conseguiu adaptar maravilhosamente o curso para a forma remota”.

A estudante Daniela Namie Sacurai destaca que, “o curso foi muito importante por proporcionar a muitas pessoas a oportunidade de retomar, aprofundar e revisar os estudos da língua japonesa, é essencial manter uma rotina de estudos por ser fácil acabar esquecendo quando se aprende uma língua estrangeira e não treina, diariamente. Além disso, atingir certo nível no Exame de Proficiência é um requisito para quem planeja ir ao Japão, tanto para trabalho quanto para estudos ou ainda outra atividade”. 

Outro ponto relevante sobre o curso é ele ser gratuito. Segundo o aluno Anderson da Silva Cardoso, ele não teria como se dedicar ao aprendizado de japonês se não houvesse esse curso nesse formato e sem custo. “É uma grande oportunidade para quem tem pouco tempo e pouca condição financeira para investir na língua japonesa”. Além de gratuito, ele também é aberto para a comunidade externa da UEM, o que possibilitou o aprendizado de Felipe de Souza Lima, que ressalta, “o curso foi uma brilhante iniciativa, que transformou um período de tempo conturbado em uma grande oportunidade. Com conteúdo de alta qualidade, sem nenhum obstáculo, a única coisa pedida aos alunos foi a vontade de continuar aprendendo”.

Muitos alunos relatam que seria muito difícil se preparar e fazer a prova de proficiência, sem a participação no curso. Todos destacam a importância do papel da professora Kiyomi, em preparar a aulas, realizando simulados e atividades parecidas com as que estariam presentes no JLPT, despertando, assim, a confiança deles em passar no exame. A aluna Mariana Pedrozo do Nascimento sugeriu, ainda, que o curso continue a ser oferecido. “Acredito que é uma grande oportunidade para as pessoas que têm o interesse em focar na realização do exame ou que procuram a reconexão com a língua. Continuar a oferta iria beneficiar muitas pessoas, assim como difundir ainda mais o conhecimento da língua japonesa”.

iej

O curso em 2021 - Devido o interesse dos participantes, a professora Kiyomi pretende realizar um novo curso com os níveis N4 e N5, em 2021. Ambos também serão gratuitos e on-line. A provisão é que seja ministrado no período de 8 de fevereiro a 17 de maio, com uma aula semanal. Os conteúdos serão divididos em dois módulos: 1ª fase: N5; e 2ª fase: N4.

Para participar do curso é necessário que o candidato tenha um conhecimento de dois a três anos de estudos da língua japonesa. Prioritariamente, as vagas serão para os alunos que participaram do Curso no segundo semestre de 2020, e a sobra de vagas será destinada para os novos participantes. Os interessados devem entrar em contato, escrevendo para o e-mail: ktanaka@uem.br, nos dias 11 e 12 de janeiro, manifestando o seu interesse. Posteriormente, nos dias 13, 14 e 15 será realizada uma entrevista de nivelamento para a divisão dos grupos. E, por último, no dia 22 de janeiro será divulgado o resultado dos participantes selecionados.

 

Serviço

Vantagens de obter a certificação JLPT Test:

Reconhecimento como crédito acadêmico e certificação de graduação nas escolas;

Tratamento preferencial nas empresas;

Reconhecimento da qualificação na sociedade;

Maior qualificação para uma seleção de emprego;

Prestar bolsas de estudos em universidades japonesas;

Aumento salarial. 

 

O IEJ

O Instituto de Estudos Japoneses (IEJ) foi criado em 1982 e, desde então, tem trabalhado para cumprir sua missão: difundir a cultura japonesa. Por isso, além do “Curso de Treinamento para o Exame de Proficiência Japonesa”, o Instituto oferece cursos regulares de língua e cultura japonesa.

Texto produzido em colaboração com a estagiária de Comunicação e Multimeios da PEC, Milena Massako Ito.