sustentabilidade ambiental

Além de oportunizar o contato dos alunos com diversas situações enfrentadas pelas empresas, projeto visa a sustentabilidade ambiental do negócio

O Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desenvolve junto às empresas de Maringá, o projeto ‘Extensão na Produção - Produzindo Oportunidades de Ensino e Pesquisa de Qualidade’.

O objetivo é promover um intercâmbio com setores empresariais para que os alunos do curso de Engenharia de Produção da UEM possam ter contato e lidar com as situações reais em que os conhecimentos adquiridos sejam necessários, além de possibilitar às empresas a melhoria dos seus processos e conhecerem melhor o profissional formado pelo curso.

Atualmente o projeto está com um foco na sustentabilidade ambiental e vem atendendo um grupo de microempresários do núcleo de alimentação saudável da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). “Com a pandemia, as reuniões do grupo acontecem quinzenalmente por videoconferência para apresentar aos empresários o método da Produção Mais Limpa, e deixamos a sugestão de uma tarefa para eles aplicarem”. Explica a coordenadora do projeto Olívia Toshie Oiko.

Ainda de acordo com Oiko, estas empresas são pouco estruturadas em termos de gestão, e a motivação delas pela sustentabilidade ambiental pode facilitar a implantação e sistematização inclusive, de outras melhorias na produção e o conhecimento da realidade dos microempresários por parte dos graduandos.

Para a aluna Gabriela Uemura, do Curso de Engenharia de Produção, participar do projeto tem sido uma experiência enriquecedora, possibilitando conhecer o lado prático do curso. “Mais que colocar os conteúdos em prática, está possibilitando um estudo mais aprofundado da matéria”, explica Uemura.

Geisa Bruniera tem uma microempresa no setor de alimentos sem glúten e sem lactose. Segundo ela, que já tem amplo conhecimento na área em que atua, o Projeto Extensão na Produção gerou ótimos resultados. “Este trabalho nos levou a uma grande reflexão: dentro do processo da empresa estamos reaproveitando os insumos. As cascas são utilizadas na compostagem da horta e o óleo é doado para projetos sociais que fabricam sabão”, explica Bruniera.

Por meio do projeto, de forma consciente a empresa se torna sustentável, preservando o meio ambiente, o bem-estar social e o ganho econômico.