CAE UEM municipios 2021

Atividades iniciam em janeiro e proposta é desenvolver um extenso trabalho multidisciplinar ao longo de todo o ano

A Coordenadoria de Apoio à Educação Básica da Universidade Estadual de Maringá (CAE-UEM) acaba de constituir o Grupo Multidisciplinar de Assessoria às Secretarias de Educação do Estado do Paraná, para prestar atendimento gratuito às demandas das redes de ensino. Na manhã de hoje (10), cerca de 15 secretários municipais de Educação participaram de reunião on-line com a equipe da CAE, que apresentou a proposta de trabalho que ocorrerá ao longo de 2021, com início previsto para janeiro.

Alessandra Wihby, chefe da CAE-UEM e que coordenará as atividades, conta que a ideia de estruturar um grupo de formação de professores é um projeto que nasceu no fim de 2019 e que “se consolida agora com o intuito de atender as secretarias não só durante a pandemia, mas de permanecer assessorando os municípios” em questões relativas à educação básica. “A CAE tem como marca histórica atender os programas das esferas federal e estadual. Agora, temos o propósito de que ela também crie uma política para instituir programas de formação ofertados pela UEM, que tem um quadro amplamente qualificado para a realização dessa ação”.

Na reunião de hoje foram definidos os próximos passos do grupo multidisciplinar, que são a estipulação da agenda de trabalhos e uma discussão sobre a reorganização das escolas para o início do próximo ano letivo. Ao longo do último trimestre, Wihby articulou com os municípios com vistas a fazer diagnóstico de demandas e subsidiar tomadas de decisão. As principais questões que surgiram foram de como avaliar e finalizar este ano letivo, marcado pelo ensino remoto e extremamente atípico, se deveria haver retenção de alunos e como, além de projeções para 2021.

Até o momento, os pré-atendimentos foram individualizados aos municípios. E na última segunda-feira (7), uma reunião da CAE com os colaboradores da UEM que constituem o grupo definiu o organograma e os eixos de ação: pedagógico (subdividido em educação infantil e ensino fundamental); gestão escolar; educação social, infância e adolescência; saúde mental; tecnologias aplicadas à educação; cultura e educação. Para que ingressem efetivamente no grupo da CAE, os secretários municipais deverão individualmente assinar um termo de compromisso.

Professores dos cursos de licenciaturas, dos departamentos de Informática (DIN) e Psicologia (DPI) e do Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e Adolescente (PCA) da UEM estão envolvidos no grupo liderado pela CAE. Também há colaboração da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Os câmpus da UEM participantes são os de Cianorte (PR), Ivaiporã (PR) e Maringá (PR).