GRUPO FRANCES CIPE

Projeto beneficiou 200 estudantes de inglês, francês e alemão

O projeto “Curso de Idiomas para Públicos Específicos" (Cipe), que teve início em março de 2020, sob a coordenação do Instituto de Línguas (ILG/UEM) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), comemora o sucesso da iniciativa, que ofereceu aula de inglês, francês e alemão para 200 alunos de diversas idades.

O Cipe tem como objetivo ampliar a oferta de vagas dos cursos de idiomas para atingir pessoas que não conseguiram ser chamadas por meio da base regular do ILG . O Projeto é viabilizado pela atuação de alunos dos cursos de graduação em Letras, da UEM. Eles foram selecionados por um edital de Projeto de Prestação de Serviços – Cursos de Idiomas Para Públicos Específicos, publicado pela PEC/UEM. Entre esses grupos beneficiados estão crianças a partir dos 7 anos e adolescentes acima dos 11 anos.  A participação é aberta àqueles que não possuem conhecimento e para quem já teve contato com o idioma, que passa por uma prova de nivelamento.

Com o início da pandemia, as aulas do Cipe, que haviam começado em março, de forma presencial, acabaram sendo suspensas. Em agosto, as atividades recomeçaram em ensino remoto. Segundo a coordenadora do Projeto, Milena Alonso, a experiência no ambiente on-line foi enriquecedora do ponto de vista pedagógico e do ensino-aprendizagem.

CARTAZEZ CIPE AMBENTE 2

“Para vencer os desafios deste novo formato, os professores do projeto adaptaram diversas atividades que fariam, presencialmente, em sala de aula. Uma delas foi o projeto multidisciplinar com as crianças no curso “Kids” das professoras Talissa ao Arte e Beatriz Lovo, envolvendo a língua inglesa. Foram utilizados recursos on-line para a elaboração de cartazes (foto acima), utilizando a tecnologia para ações de conscientização ambiental, que contou com a participação efetiva e engajada dos aluninhos”, destaca a coordenadora.

As experiências positivas se repetiram no curso de “Língua e Cultura Francesa 1”. No dia do encerramento, o grupo (na foto da abertura desta matéria) recebeu a visita virtual de dois franceses, amigos da professora Camila Soletti. A atividade proporcionou aos alunos terem um contato maior com o idioma falado. “Puderam conversar sobre a cultura e a língua francesa, fazendo, inclusive, perguntas em uma entrevista com os dois nativos”, comemorou a professora de francês.

Novas turmas - O Cipe terá continuação, ainda com aulas no ambiente on-line, no primeiro semestre de 2021, por causa da atual situação de risco da pandemia da Covid-19. “Em janeiro, será ofertado o teste de classificação para alunos que desejam estudar conosco e já têm algum conhecimento do idioma. Em fevereiro, abriremos as inscrições para alunos novos para as turmas de nível 1: crianças, adolescentes e adultos”, explicou Elisa P. Nascimento.

O projeto CIPE tem como coordenadoras Milena Alonso e Elisa P. Nascimento.

Para saber sobre os prazos de inscrição, fique atento às informações postadas no site do ILG (www.ilg.uem.br) e nas Redes Sociais e no Instagram do CIPE.

Texto produzido em colaboração com a estagiária da PEC/UEM, Karoline Yasmin Cera da Silva, aluna do curso de Comunicação e Multimeios