santo inacio hipertensos abertura

Renião apresentou resultados da ação da 15ª Regional, que deve ser implantada em outros municípios pequenos

Com o fim do trabalho nas divisas do Estado do Paraná, oito profissionais do projeto “UEM no combate ao coronavírus” participaram de uma ação de saúde preventiva, na cidade de Santo Inácio. A ideia foi avaliar e orientar hipertensos e diabéticos, dois grupos de risco, quando o assunto é a Covid-19. Uma reunião, realizada na sexta (18), na 15ª Regional de Saúde, apresentou os resultados da iniciativa.

“Percebemos que era preciso fazer um trabalho específico com pacientes crônicos durante a pandemia, porque eles não podiam sair de casa e não estavam se submetendo ao acompanhamento necessário. Então, começamos a monitorar hipertensos e diabéticos na cidade de Santo Inácio”, conta a coordenadora da Educação Permanente, da 15ª Regional de Saúde, a enfermeira Greicy Cezar do Amaral.

Foram mais de 400 pessoas acompanhadas pelos bolsistas, algumas já cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) outras não. “A maioria dos pacientes era idosa. Então, foi preciso ter um olhar diferenciado”, salienta Greicy.

santo incaio hipertensos greicy

Piloto – Segundo a enfermeira (foto acima), o projeto abriu uma oportunidade para iniciar um trabalho importante e a 15ª Regional quer continuar com ele nos próximos anos. “Gostaríamos de ter iniciado este atendimento junto aos grupos de risco muito antes, mas não tínhamos mão de obra. A ideia, agora, é levar este projeto piloto, que realizamos em Santo Inácio, para outros municípios pequenos”.

Os oito bolsistas deslocados para Santo Inácio foram: as técnicas de enfermagem Mariana Viana e Tuanny Ribas Celio dos Reis; as educadoras físicas Luana de Oliveira dos Santos e Amanda dos Santos Camargo; a nutricionista Janaine Sobreira dos Santos; a farmacêutica e bioquímica Bruna Aparecida Gasparino Silva; e as enfermeiras Gildaine da Silva e Fernanda Zanolo.

O projeto “UEM no combate ao Coronavírus” é financiado pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As equipes atuam nos municípios da 15ª Regional de Saúde (Maringá), 12ª Regional de Saúde (Umuarama), 13ª Regional de Saúde (Cianorte) e 22ª Regional de Saúde (Ivaiporã).

Texto redigido pela bolsista do Projeto, a jornalista Vanessa Bellei