Complexo de Ofelia

Espetáculo virtual é fruto de pesquisa desenvolvida por aluno de iniciação científica

Estréia no dia 27 de janeiro, às 20 horas, pelo canal do Youtube, o espetáculo teatral “Complexo de Ofélia”, concebido, montado e produzido integralmente de forma remota sob a direção do estudante Vitor Hugo Moreira Lima Compadre, do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá.

A iniciativa resulta da pesquisa feita por Vitor no Programa de Iniciação Científica (PIC - UEM), intitulada “O trabalho do diretor com o método da Análise Ativa em diálogo com o RPG: uma experimentação cênica através de personagens femininas shakespearianas”.

O Programa de Iniciação Científica - UEM é promovido pela Universidade, em moldes semelhantes ao do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), porém sem a concessão de bolsas. Um dos objetivos do PIC é estimular a pesquisa nos cursos de graduação, visando à formação geral do acadêmico participante, conduzida pela reflexão e criatividade.

Depois da estréia, os integrantes do elenco farão uma live para dialogar sobre o processo criativo da peça, com previsão de início às 20h50.

A preparação envolve a participação das atrizes Helena Müller, Carolina Teresa Sabbi, Paola Antunes Garcia e Jaqueline Carvalho Nunes, do curso de Artes Cênicas – licenciatura em Teatro, além de Vitor Compadre na direção e Raquel Turke e Bruna Souza na edição.

O espetáculo foi promovido pelo projeto “Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro” (PEPT), desenvolvido em nível de extensão universitária, no curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da UEM.

Como explica a professora Martha Dias da Cruz Leite, orientadora de Vitor Compadre no PIC, a concepção e produção da peça, completamente de maneira remota, representa um desafio superado para manter a pesquisa e a arte ativa mesmo em tempos de isolamento social. Martha também coordena o curso de Artes Cênicas, afeto ao Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC).

A peça

A trama se desenvolve num local frio, fechado e morto, onde moram as personagens Ofélias, Lady Macbeth, Julieta e Helena, esquecidas por Shakespeare e que possuem as dúvidas como companhia. E juntas devem desvendar os dilemas até chegar às súplicas da verdade.

O processo criativo está ligado à pesquisa de iniciação científica desenvolvida pelo acadêmico Hugo Moreira Lima Compadre, sob a orientação da professora Martha. 

Sobre o projeto de extensão “Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro”, do qual a professora Martha também é coordenadora, ele é composto de ações diversas relacionadas à difusão das ações de pesquisa, ensino e criação artística do curso de graduação em Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro.

Atua com foco em modalidades artístico-pedagógicas vinculadas à processos de encenação. Por meio de ações de extensão variadas, o projeto pretende se configurar como um espaço de investigação e produção de conhecimentos na área da Pedagogia do Teatro, trabalhando a partir de uma perspectiva não seccionada entre ação pedagógica e criativa. 

Um dos objetivos é oferecer, para as comunidades interna e externa, ações de extensão como cursos, oficinas, laboratórios de pesquisa e criação, montagem de espetáculos, realização de mostras, apresentações públicas e atividades de formação de público.

Serviço

O quê – estréia da peça teatral virtual “Complexo de Ofélia”, seguido de live para debater o espetáculo

Quando – 27 de janeiro

Horário - 20 horas

Local  - Youtube

 

Informações - link

Realização- projeto de extensão PEPT