maes estudantes

Programa é voltado para alunas mães e consiste em auxílio financeiro. Candidatura pode ser efetivada a partir desta segunda-feira (01)

O Parent in Science, movimento que surgiu com o intuito de levantar a discussão sobre a maternidade e paternidade dentro do universo da ciência do Brasil, lançou o Programa Amanhã visando complementar a renda de alunas mães, regularmente matriculadas e que não possuem bolsas em cursos de mestrado e doutorado no Brasil.

Segundo Gislaine Camila Lapasini Leal, do Departamento de Engenharia de Produção da UEM e Embaixadora do Parent Science no Paraná - Núcleo Sul, o projeto visa garantir a permanência das alunas mães nos cursos de pós-graduação, bem como a conclusão dos cursos, por meio do auxílio financeiro estabelecido pelo programa. “É uma das ações fundamentais para que o efeito tesoura (que demonstra que a proporção de mulheres na ciência vai caindo com a progressão da carreira) comece a ser combatido”, explica Leal.  

O valor da bolsa está estipulado entre R$ 400,00 e R$ 800,00 mensais. “O valor exato do auxílio, bem como o número de alunas atendidas, dependerá do montante arrecadado durante a campanha de arrecadação de fundos e será divulgado após o encerramento da mesma”, explica Grasiele Scaramal Madrona, do Departamento de Engenharia de Alimentos da UEM, que também atua como Embaixadora do Parent in Science.

Campanha de recursos

Até o dia 28 de fevereiro o programa encontra-se em fase de arrecadação de recursos e qualquer um pode contribuir por meio do site.

Da candidatura

O formulário para candidatar-se está disponível a partir desta segunda-feira (01).

A seleção acontece entre os dias 22 de fevereiro e 19 de março e a divulgação das beneficiadas acontece no dia 22 de março.

Início do pagamento do auxílio está previsto para abril de 2021.

Clique aqui para ter acesso à cartilha de candidatura ao programa.