Atuando RPG

Ambos são gratuitos e ligados a projeto de extensão da Licenciatura em Teatro da UEM

Estão abertas as inscrições online para dois cursos gratuitos de extensão na Universidade Estadual de Maringá por iniciativa do projeto de extensão "Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro" (PEPT), do curso de graduação em Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro.

Para o curso “Atuando RPG - quando o jogo vira cena”, as inscrições terminam no dia 15 de fevereiro. Trata-se de um curso com o objetivo de oferecer dinâmicas práticas de criação de personagens e construção de cenas dentro do ambiente virtual, por meio de metodologia baseada no diálogo entre a Análise Ativa do sistema de Stanislavski e os instrumentos e elementos do RPG de mesa.

O ministrante será Vitor Hugo Moreira Lima Compadre, aluno do curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro na UEM, responsável por uma pesquisa de iniciação científica na qual nasceu a ideia do curso. Sob orientação da professora Martha Dias da Cruz Leite, a pesquisa tem como título “O trabalho do diretor com o método da Análise Ativa em diálogo com o RPG: uma experimentação cênica através de personagens femininas shakespearianas”.

Os recursos digitais mínimos para fazer o curso são o Google Meet e o WhatsApp. Podem se inscrever membros das comunidades interna e externa à UEM, a partir de 14 anos. As atividades serão desenvolvidas de 18 de fevereiro a 18 de março, às quintas-feiras, das 10 às 12 horas. Faça a inscrição neste link.

Teatro Negro

O outro curso é “Estudos em Teatro Negro: a representação da mulher negra no teatro brasileiro”. Com as vagas destinadas exclusivamente para mulheres negras, visa a inserir e/ou expandir os conhecimentos acerca do lugar da mulher negra no teatro brasileiro por meio de uma abordagem crítico-reflexiva sobre o tema. Para tanto, instiga a reflexão a respeito das dificuldades que mulheres negras tiveram e ainda têm para se inserir na arte teatral de forma não estigmatizada e estereotipada.

As inscrições se encerram no dia 21 de fevereiro e o curso será teórico-prático, composto de explanações sobre o tema, debates e reflexões coletivas e atividades práticas de composição cênica complementares à teoria. A plataforma usada será o Google Meet. O uso de câmeras e microfones abertos é imprescindível para a fazer o curso.

A graduanda em Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro na UEM, Amanda Oliveira Reis, vai ministrar o curso, que é exclusivo para mulheres negras com idade igual ou superior a 15 anos. Ela desenvolveu a pesquisa intitulada “Ponderações acerca dos estereótipos da mulher negra existentes na representação teatral” (Bolsa Pibis - Fundação Araucária), além de ser a responsável pelo projeto “Ancestralidades Teatrais, perfil no Instagram”, criado para discutir a trajetória do teatro negro no Brasil (@ancestralidadesteatrais).

Como recursos digitais mínimos para fazer o curso, os inscritos e inscritas irão precisar do Google Meet, WhatsApp e Instagram. As atividades serão ministradas nos dias 23 e 26 de fevereiro e 2 e 5 de março, das 19 às 21 horas. A inscrição deve ser feita neste link.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o e-mail “ra110523@uem.br”. Informações também na coordenação do curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro, pelo telefone (44) 3011-4092.