Prointe

Podem participar alunos de graduação e pós-graduação; aulas começam em março

Estão abertas até o dia 26 de fevereiro, pela Internet, as inscrições para as oficinas oferecidas pela Pró-Reitoria de Ensino (PEN) da Universidade Estadual de Maringá, por meio do Programa de Integração Estudantil (Prointe), do Núcleo de Ensino a Distância (Nead) e do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da UEM.

São oficinas oferecidas em quatro áreas: Francês Instrumental, Inglês Instrumental, Língua Portuguesa e Matemática Básica. Não há necessidade de qualquer tipo de pré-requisito para se inscrever em qualquer uma delas.

A partir de 2019, as oficinas tiveram a parceria do Nead, que propiciou todo espaço, tecnologias e capacitação adequada para que elas ocorressem na Plataforma Moodle. As novas turmas iniciam as atividades no próximo dia 2 de março, com aulas que serão disponibilizadas na Plataforma Moodle.

Cada aluno pode se matricular em uma oficina por semestre. As oficinas têm duração de 24 horas e são emitidas declarações de participação para os que concluírem o curso com, no mínimo, 75% de frequência, e atenderem o cumprimento mínimo das tarefas.

A Oficina de Língua Portuguesa tem por objetivo o trabalho com a leitura, interpretação e produção de textos em Língua Portuguesa.  Os participantes têm a oportunidade de produzirem textos que são corrigidos e comentados pelos preceptores, sob a orientação do professor coordenador.

As Oficinas de Inglês e Francês Instrumental visam a capacitar o estudante à identificação e compreensão de textos científicos, ao mesmo tempo em que se aprimora o vocabulário e as noções da gramática.

A Oficina de Matemática básica trabalha a resolução de exercícios envolvendo noções básicas de aritmética, álgebra e geometria, que constituem o alicerce do pensamento lógico-formal de diversas áreas do conhecimento.

Ligado à Pró-Reitoria de Ensino da UEM, o Prointe se caracteriza por suas atividades de ensino, de extensão e de apoio acadêmico aos estudantes. Tem a finalidade de desenvolver ações no âmbito pedagógico, integrando professores, estudantes e a comunidade externa.

Nesse contexto, um dos objetivos do Programa consiste em oferecer subsídio aos acadêmicos da Universidade durante a formação acadêmica. Para se inscrever nas oficinas, é só acessar o site de eventos do Prointe ou o site do Nead da UEM.