WhatsApp Image 2021 03 02 at 07.10.31

Serão trabalhados 14 eixos com professores dos ensinos básico e fundamental de cerca de 70 municípios do Estado do Paraná e São Paulo

A Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promoveu, na noite desta segunda-feira (01), de forma remota, o primeiro curso de extensão do eixo pedagógico do “Grupo Multidisciplinar de Assessoria às Secretarias Municipais de Educação do Estado do Paraná". 

Esta primeira formação, denominada “Demandas da pandemia: a organização do ensino como promotor de aprendizagens”, foi destinada aos professores alfabetizadores e contou com a participação de mais de 1000 inscritos de 70 municípios do Paraná e de São Paulo. 

Segundo a coordenadora do projeto, Alessandra Wihby, esse curso auxilia os professores a enfrentarem as lacunas no processo de alfabetização das crianças, expressa mais intensamente com a pandemia. “É preciso uma ação coletiva, colaborativa, integrada e compartilhada das mais variadas instâncias ligadas à escola”, explica. 

Patrícia de Araújo Abucarma Stevanato atua na coordenação educacional de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Umuarama e está participando das reuniões. Para ela, o curso é a possibilidade de construir junto à Universidade uma proposta de organização do trabalho pedagógico para os professores que estão enfrentado as dificuldades em ministrar aulas em tempos de pandemia.

“O desafio é possibilitar ao estudante a mobilização do pensamento e ao professor a reflexão sobre sua prática em um momento que o distanciamento físico limitou, mas não impediu o seu papel mediador. Além do mais, participar do grupo multidisciplinar oportuniza tomar decisões acerca do processo de ensino remoto e presencial de forma mais assertiva, uma vez que possibilita discutir as questões a partir de múltiplos olhares da ciência”, esclarece Stevanato. 

A Coordenadora da CAE, Sandra Regina D’Antonio Verrengia, também esteve presente no encontro e afirmou que ao longo do ano de 2021, a coordenadoria lançará várias iniciativas com a finalidade de alicerçar a educação básica. 

O próximo curso será na terça-feira (09) e abordará o eixo da psicologia escolar. Será o primeiro encontro com os professores dos 5°anos. 

O curso foi transmitido pelo YouTube e, até o fechamento da matéria, contou com 1606 visualizações. O acesso é restrito aos inscritos.