psico

O público-alvo são professores, coordenadores e psicólogos das redes públicas municipais que atuam com as crianças na educação infantil e ensino fundamental

A Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promoveu nesta semana, de forma remota, o primeiro curso de extensão do eixo Psicologia Educacional- Educação Infantil e Ensino Fundamental, ligado ao “Grupo Multidisciplinar de Assessoria às Secretarias Municipais de Educação do Estado do Paraná", que abrange  70 municípios do Paraná e de São Paulo.

Desse eixo, que é coordenado pelas professoras Adriana de Fátima Franco, Silvana Calvo Tuleski e Rosana Aparecida Albuquerque Bonadio, estão participando cerca de 150 integrantes divididos em 7 turmas, numa metodologia participativa e dialogada. Destes grupos també partiipam 24 estagiários de Psicologia, do estágio de formação em Psicologia Educacional.

O curso tem por finalidade promover um debate sobre a especificidade do trabalho psicológico na educação infantil, uma necessidade presente nas redes de educação.  “Para participar deste eixo também foram convidadas pessoas que atuam no ensino fundamental - fonte de demandas, por demarcarem momentos de transição ao longo da escolarização, transição da educação infantil para o ensino fundamental e depois a transição do primeiro ciclo para o segundo do ensino fundamental”, explica Adriana de Fátima Franco.

Para Rosana Aparecida Albuquerque Bonadio, o encontro realizado nesta semana demonstrara a importância deste trabalho conjunto para os professores e, principalmente, para os formandos em Psicologia, pela sistemática adotada de criar um trabalho efetivamente coletivo em tempos tão difíceis de isolamento social, no qual a mediação está restrita às tecnologias de informação. “Tem sido desafiador e, ao mesmo tempo, gratificante pela possibilidade de criar sentido para a atividade de estudo e de ensino em tempos tão sombrios”, conclui.

A importância de abordar a Psicologia Educacional

Silvana Calvo Tuleski esclarece que as contribuições da Psicologia para a Educação se limitam a explicar como ocorre o desenvolvimento histórico-cultural da criança. Em determinados momentos de sua trajetória, há períodos estáveis e de crise (ou rupturas) em que transformações importantes ocorrem no psiquismo infantil.

Ainda segundo Tuleski , compreender o que desencadeia os saltos no desenvolvimento, ou seja, as apropriações que a criança faz daquilo que lhe é ofertado e como as transforma em parte integrante do seu psiquismo como ser social, cabe à Psicologia.

"Para nós, a Psicologia não é a guia do processo pedagógico, mas se subordina à Pedagogia como um de seus fundamentos, cabendo a ela explicar o que muda na criança quando esta é ensinada, quando a criança aprende os conteúdos escolares. Em resumo, a Psicologia responde sobre quem é o destinatário do ensino, enquanto que a Pedagogia responde sobre os conteúdos e procedimentos de ensino mais adequados aos destinatários”, explica Tuleski.

Saiba quem são os estagiários que participam do eixo Psicologia Educacional

Amanda Martins Otomura; Fernanda Gratão Badan; Gabriela Romagnolli; Giovana Martinelli Dias; Isabela Cabrini Junqueira; Mariana Rigolin Crozatti; Mariele Cristine Pattini Gavioli; Desirée Marata; Eduardo Augusto Pavani; Giovanna Serafim Morelli; Isabel Spada; Jade Gimenez; Karen Prado; Laura Agostinho Ridolfi; Leonardo Marques Grigoletto; Renata Tsuno Magalhães; Rodolfo Rigon Spack; Thais C. Nascimento; Irineu Miguel Pauluk; Gustavo Pichinin Rodrigues; Lucas André Zacharias; Guilherme Herrmann Arias; Lígia Natália Abramoski Nogueira da Silva; e Nayra Andressa Paulino.