EDITAL EXTENSAO abertura.docxRecursos serão aplicados igualitariamente nas sete IES estaduais

Na manhã desta sexta-feira (12), a Fundação Araucária (FA) e a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) realizaram o lançamento oficial do Programa Institucional Pró-Extensão das IES Estaduais. Trinta e duas pessoas participaram da reunião organizada por meio da plataforma Zoom. O encontro foi presidido pelo superintendente da Seti, Aldo Bona, e pelo presidente da FA, Ramiro Warhraftig, além de contar com a presença do reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Julio Damasceno, da pró-reitora da Extensão e Cultura da Universidade, Débora de Mello Sant’Ana, e do diretor de Extensão, Breno Oliveira.

Aldo Bona abriu o evento contando que o edital é resultado de conversas que começaram, no ano passado, com pró-reitores da IES, com o objetivo de apoiar as pró-reitorias no trabalho institucional de extensão, a estreitar as relações entre as universidades e a comunidade. Destacou que é uma demanda do governador Ratinho Jr. criar condições para as universidades contribuírem com soluções de problemas da sociedade.

Segundo Bona (abaixo, à direita), a ideia é que o governo atue como articulador entre a universidade, as empresas e a sociedade, num contexto de articulação e intervenção, para fomentar o desenvolvimento social. Por isso, o edital se assenta em apoiar a atuação direta das pró-reitorias, como foi feito na saúde, em 2020, ao colocar o recurso na instituição, para a gestão direta das suas equipes. Assim, elas poderão contribuir com a retomada econômica, agindo no setor empresarial, no comércio, nos serviços, no agronegócio e junto ao pequeno empreendedor individual.

edital exensao aldo e ramiro

“O importante é que elas possam decidir onde melhor aplicar os recursos. Essa é uma demanda específica e clara dos pró-reitores e um entendimento da Seti e da Fundação Araucária, incentivando novos arranjos integradores de ensino, pesquisa e extensão”, reforçou o superintendente.

Para o presidente da FA, Ramiro Wahraftig (foto acima, de camisa branca), está sendo muito importante e prazeroso trabalhar em parceria. “É uma satisfação trabalhar com a Seti e as universidades, pró-reitores e diretores. Fica cada vez mais claro que estas instituições têm um valor de mercado superior a da nossa maior empresa, que é a Copel. Nosso sistema público de ensino superior tem um valor inestimável para a sociedade. Agradeço muito por poder contribuir com isso tudo”.

 

A chamada – Em seguida, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FA, Luiz Márcio Spinosa , e o gerente de Projetos da Fundação, Nilceu Jacob Deitos, apresentaram os detalhes do projeto.

Spinosa explicou que o objetivo da chamada é dar suporte às pró-reitorias de Extensão, por meio do financiamento de bolsas, equipamentos e outros itens de custeio, especialmente, em ações que tenham aderência aos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napi), que estão a ser fomentados pela Fundação Araucária, ou que apontem suporte a áreas consideradas prioritárias ao desenvolvimento do Paraná: agricultura & agronegócio; biotecnologia & saúde; energias inteligentes; cidades inteligentes; educação, sociedade & economia, “bem como áreas transversais como transformação digital e desenvolvimento sustentável”.

Deitos acrescentou que estão sendo investidos R$ 1.505.000, que serão divididos igualitariamente entre as sete IES estaduais. Serão R$ 215.000,00, que poderão ser gastos com diárias, hospedagem e alimentação, serviços de pessoa jurídica e até duas bolsas de extensão universitária e uma bolsa de técnico. “Excepcionalmente, poderá ser financiada a realização de reformas de edificações e gastos com combustível para veículos oficiais da própria instituição e em uso exclusivo na realização de projetos de extensão”, detalhou o gerente da FA.

edital de extensao uenp

 

Pró-reitoras – A professora Simone Castanho (foto acima, à direita), pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), e que acaba de deixar a coordenação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão, falou em seguida, agradecendo a política de extensão no Estado. “A pandemia nos fez repensar a extensão para continuar atendendo às comunidades. Mas as dificuldades não pararam as ações. Continuamos impactando de forma positiva a sociedade, por meio de ações estratégicas com perfil de cada região. E essa chamada se destaca porque estamos a dividir igualitariamente o aporte de recursos. Isso mostra a articulação das nossas universidades e valoriza nossas ações de amadurecimento da extensão. Agradeço a todos pela ajuda durante a minha gestão no Fórum e desejo muito sucesso à nova coordenadora, a pró-reitora da Unioeste, Fabiana Veloso”, disse a professora da Uenp.

A presidente da Apiesp e reitora da Uenp, Fátima Padoan (foto acima, à esquerda, de vermelho), parabenizou Simone e desejou sucesso à Fabiane Veloso. Disse ter orgulho das mulheres das universidades do Paraná. Além disso, ela destacou a importância de instrumentalizar e ouvir as pró-reitorias de extensão e lembrou que esse é um perfil do professor Aldo Bona. “Isso é muito importante para nós. Essa parceria da Seti e da FA é importante porque é feita com dois gestores que estão fazendo diferença nas nossas universidades, que ouvem o que temos a dizer. Agradeço e vai aqui minha admiração pela contribuição dos dois. É um alento para nós, neste cenário tão difícil, ter alguém que leva nossas pautas adiante. E mais: queremos agradecer a todos a divisão igualitária para as universidades maiores e menores, que terão o mesmo aporte de recursos. Isso é muito bonito. É a valorização da extensão!"

Fabiana Veloso, nova coordenadora do Fórum de pró-reitores lembrou que, hoje, são sete mulheres à frente das pró-reitorias das universidades estaduais. “Não podemos deixar de agradecer as equipes que são fundamentais na execução dos projetos que estão dando tanto alento à população. Mas agradecemos muito o apoio dos gestores, que vem encontrando espaços e recursos para nos ajudar. Graças a esse trabalho conjunto estamos conseguindo nos colocar na sociedade com mais energia e mais visibilidade”, falou a professora.

 

UEM – O reitor Julio Damasceno destacou que todo apoio às ações de extensão das nossas universidades estaduais é fundamental. Disse que é necessário dar respostas em tempo às demandas da sociedade e com escala, e que as pró-reitorias estão, a todo instante, atuando como elo entre a universidade e a sociedade e merecem reconhecimento e apoio.

edital de extensao julio e debora

Damasceno (acima) defendeu que, no último ano de pandemia, as universidades se apresentaram, já em março, com soluções. Sem as universidades a situação seria muito pior, na visão do reitor. Segundo ele, a sociedade olha as IES com muito crítica, mas essa nova proposta de abordagem, que fortalece a extensão, com apoio do aparelho do estado, está quebrando paradigmas. Os projetos individuais estão se transformando em ações de convergência e integração.

“Não podemos investir recursos de forma pulverizada. O que vem acontecendo é que, com essas ações, a gente passa a falar a língua da sociedade que é das demandas efetivas. A PEC no ajuda a perceber que essa mudança de cultura está contribuindo para trazer o apoio das lideranças, para que a sociedade entenda a importância das universidades e passe a nos defender. Esses recursos nos ajudarão muito neste processo e à nossa comunidade”, declarou Damasceno.

A pró-reitora de Extensão da UEM, Débora Sant’Ana (foto acima), que é a representante dos pró-reitores da área junto ao Conselho Gestor da FA, lembrou que o impacto das ações extensionistas da UEM impactam significativamente a população. São mais de dois milhões de pessoas beneficiadas pelos mais de 500 projetos da Universidade, que atuam com brincadeiras para crianças, no ensino de línguas e tantas outras iniciativas importantes, especialmente, neste momentos de pandemia, quando há gente sofrendo, perdendo familiares.

“Mas é importante lembrar aqui que, neste momento, em que comemoramos os 90 anos a criação da extensão no nosso país, a separação entre ela e as áreas de ensino e pesquisa precisa ser revista. Elas precisam estar e caminhar juntas. Estamos avançando nisso, ao levar a universidade pública para o povo, não só para a população carente, mas para todos. Os indicadores da gente não são só os números. Queríamos medir pelo sorriso, pelo brilho nos olhos, pela barriga cheia, pelo batimento cardíaco das pessoas que atendemos, mas não conseguimos. No entanto, sabemos que nossa perninha da extensão está cada vez mais forte, porque conseguimos visualizar o impacto nas pessoas que estão à nossa volta. E mais: isso vem sendo reconhecido pelos nossos gestores”, declarou a professora.

Estiveram presentes ao lançamento, também, os reitores Fábio Hernandes (Unicentro), Miguel Sanches Neto (UEPG); o coordenador de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Seti, Paulo Parreira, e as demais pró-reitoras de Extensão das IES: Edna Scimanski (UEPG); Mara Solange Gomes Dellaroza (UEL); Lucélia de Souza (Unicentro); Rosimeire Darc (Unespar).