ciencia22233

Juntos, projetos de pesquisas da UEM somam R$ 1.030.794,66

Dez projetos inscritos pela Universidade Estadual de Maringá foram contemplados pela Chamada Pública 11/2020 - Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde - PPSUS Edição 2020/2021. Divulgação foi realizada na noite desta quarta-feira (17), pela Fundação Araucária.

O Programa, que é promovido pela Fundação Araucária em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA-PR), tem por objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico. Além do mais, a iniciativa visa atender às peculiaridades, especificidades e necessidades de saúde locais de cada UF brasileira proporcionando melhorias nas condições de vida da população.

O fomento ao Programa se dá por meio de financiamento de pesquisas em temas prioritários para a saúde da população, que visa contribuir para a redução das desigualdades regionais no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e promover a aproximação dos sistemas de saúde e de ciência e tecnologia locais.

Diferente dos outros anos, neste foi adicionado ao edital novas linhas de pesquisa dentro dos cinco eixos temáticos (Saúde da mulher e da criança / atenção materno infantil; Doenças crônicas não transmissíveis (dcnt) e agravos; Desenvolvimento de tecnologias e inovação em saúde; Avaliação pós-incorporação; Economia e gestão em saúde) a fim de promover ações de enfrentamento e prevenção ao coronavírus, devido à pandemia.

Essas novas linhas de pesquisa são: estudos sobre o impacto da Covid-19 na atenção materno-infantil, nas condições crônicas não transmissíveis; estudos sobre o desenvolvimento de tecnologias para enfrentamento da Covid-19; sobre a avaliação da rede de atenção à saúde sob o contexto da emergência em Saúde Pública desencadeada pela Covid-19; e avaliação econômica das ações para enfrentamento do coronavírus. 

Clique aqui para ter acesso aos projetos contemplados.