2021 03 24 Doação de Livros Direito 5924

Muitas das obras cedidas já não estão mais disponíveis para aquisição no mercado

Galeria de fotos

A Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu na manhã desta quinta-feira (25) a doação de cerca de 2030 livros de Direito. As literaturas foram cedidas pela egressa da pós-graduação e de cursos de extensão em direito da universidade, Gianna Marques Zamberlan, e pertenciam ao tio, o advogado aposentado Ildo Guareschi, que atuou em Rondonópolis, Mato Grosso.

Gianna Zamberlan, que é advogada e reside em Cianorte, recebeu um caminhão cheio de livros catalogados e a sua preocupação era mantê-los conservados, já que por falta de espaço eles estavam sendo mantidos em caixas, em uma garagem. “Então pensei: porque não fazer um acordo com a universidade onde estudei, doando os livros e, quando precisasse eles me oportunizariam o acesso? Assim, proporcionaria aos estudantes o contato com essas obras, o que é muito importante pois diversas já não estão disponíveis para aquisição no mercado; além de ter um local adequado para os livros ficarem em questão de conservação - o que era a minha maior preocupação; e também teria acesso quando precisasse”, justifica Zamberlan.

Agora o acervo do centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA) na BCE conta com 56.486 exemplares. “Os livros são de processo civil, tratado de direito privado, enciclopédia de direito, dicionários jurídicos, coleções de clássicos como Pontes de Miranda, revista de jurisprudência, códigos comentados, legislação esparsa, direito penal, entre outros. Todos estão em bom estado de conservação”, explica Ademir Henrique dos Santos, diretor da BCE.

Após a conclusão da inserção na base de dados do Sistema de Bibliotecas (SIB) e preparação física para o empréstimo, os livros serão encaminhados à Biblioteca Setorial do Direito, onde ficarão à disposição da comunidade.

Gianna Zamberlan visitou a BCE na manhã desta terça-feira (24) para assinatura do termo de doação. Também estiveram presentes o vice-reitor Ricardo Dias e a diretora do CSA, Gisele Mendes.

Como doar?

Para aquelas pessoas que tenham livros e deseja doá-los, devem entrar no site da BCE, preencher o formulário lista de materiais para doação e enviar para o e-mail bce-fde@uem.br.

A lista de materiais a serem doados serão avaliados pela Divisão de Formação e Desenvolvimento de Coleção (FDE) de acordo Política de Desenvolvimento de Coleções do SIB da UEM.

Após a pré-seleção será enviado um e-mail para o doador com a lista contendo os títulos que estiverem de acordo com as disciplinas dos cursos ofertados e que poderão vir a ser incorporados ao acervo. Neste e-mail também será informado os dias e horários em que o doador poderá levar as obras ao Setor de Aquisição da Biblioteca, onde também deverá assinar o termo de doação.