CARTAZ LIVE PEN

A live faz parte do projeto da PEN que coloca em pauta o conhecimento acadêmico

Nesta sexta-feira, dia 26, a live do projeto Conversa PENsada, da Pró-Reitoria de Ensino (PEN) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), retoma o tema Metodologias Ativas no Ensino Superior. O evento ocorrerá de forma on-line e pode ser acompanhado pela página no YouTube da PEN, com início às 16 horas.

O projeto da PEN tem como objetivo discutir temas que estimulem a troca de conhecimentos acadêmicos. Esta semana as convidadas são as professoras doutoras do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Biociências e Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ): Rachel Belmont e Evelyse Lemos.

As professoras destacam que metodologias ativas são estratégias de ensino que foram pensadas e sistematizadas para promoverem o engajamento dos alunos no uso do conhecimento a fim de solucionar problemas. Segundo Evelyse Lemos, “nos últimos anos, temos visto um crescente interesse de professores e pesquisadores pelas metodologias ativas. Por vezes, ela é vista como possível solução para estimular a participação dos alunos durante as aulas e, até mesmo, como solução para as dificuldades de aprendizagem”.

Planejamento - Nessa perspectiva, as professoram concordam que é fundamental que as metodologias ativas e as estratégias de ensino estejam dentro do planejamento das aulas, que, por sua vez, deve considerar, além do tempo disponível, as características dos alunos e do contexto, a natureza do conteúdo a ser ensinado e o processo de avaliação.

“Dessa forma, visto que a aprendizagem é um fenômeno complexo, com muitas variáveis interdependentes, não podemos delegar o uso das metodologias ativas à garantia da aprendizagem dos alunos. No entanto, podemos afirmar que, se elas forem bem planejadas e implementadas, podem favorecer a aprendizagem com significado”, completa a professora Rachel Belmont.

A transmissão da live começa às 16 horas, no canal do YouTube da PEN e será guiada pelo apresentador e jornalista da UEM-FM, Marcelo Henrique Galdioli. “A atividade tem cerca de uma hora de duração. Toda comunidade acadêmica pode participar e também sugerir novos temas por meio das redes sociais da PEN, no Instagram e na página do Facebook”, convidou a pró-reitora de Ensino da UEM, a professora Alexandra Abdala Cousin.