sesmt on line curso

Evento visa ampliar os espaços de escuta, acolhimento e capacitação dos servidores. Segundo organização, as próximas edições devem atender servidores de outros câmpus da UEM

O Serviço de Medicina e Segurança do Trabalho (Sesmt) e o Departamento de Psicologia (DPI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promovem a partir da próxima quinta-feira (22), às 16h30, via Google Meet, a primeira edição do minicurso “Entendendo o Sesmt: Ações de Saúde e Segurança no Trabalho”. Serão três dias de palestras.

Evento é voltado a servidores lotados no Câmpus Regional de Umuarama (CRU) e tem por objetivo garantir o acesso à informação para que possam entender e refletir sobre seus próprios direitos como trabalhadores, bem como difundir em sua rotina laboral ações promotoras de saúde; além de esclarecer sobre os trâmites burocráticos da instituição, o caráter preventivo da Saúde e Segurança no Trabalho e difundir conhecimentos para fortalecer a prevenção de agravos relacionados ao trabalho.

Edvaldo dos Santos Aragão, coordenador do Sesmt, explica que para colocar em prática esse projeto piloto de integração, a escolha do Câmpus de Umuarama se deu por ser uma extensão com um número considerável de servidores. “Não é o maior, nem o menor Câmpus e permite a possibilidade de uma boa avaliação dos objetivos do minicurso”, justifica.

O projeto conta com a participação de discentes do último ano do curso que, mediante o estágio profissional em Psicologia do Trabalho, identificarão demandas e desenvolverão ações de caráter preventivo junto ao Sesmt. “Os benefícios esperados são poder desenvolver uma formação alinhada à área de conhecimento e ação em  Saúde do Trabalhador; poder atuar prioritariamente com promoção de ações de saúde e prevenção de agravos relacionados ao trabalho em serviços e instituições; possam identificar demandas em saúde mental e trabalho a partir das ações de gestão e cotidiano de trabalho; e, finalmente, possam preencher uma fragilidade que temos no atual momento: desenvolver ações em prol da saúde e valorização do servidor público”, esclarece Daniele Almeida Duarte, do DPI.

Servidor do CRU interessado em participar do minicurso, deve se inscrever aqui.

Ao participante será emitido certificado pela Divisão de Treinamento e Desenvolvimento (TDE). A carga horária é de 6h.

Confira a programação:

22/04 - Quinta-feira - 16h30 às 18h30 - O que é o Sesmt? O que faz e oferece? À quem atende? Quais programas realiza?

Ministrantes: Suzana de Oliveira Grabski, Maria Tereza Scramin Rosa, Josebely Martins de Souza Costa.

27/04 - Terça-feira - 16h30 às 18h30 - Saúde e segurança do/a trabalhador/a na prática.

Ministrantes: Helena Maria Ramos dos Santos, Marcos Terra.

04/05 - Terça-feira - 16h30 às 18h30 - Saúde mental relacionada ao trabalho.

Ministrantes: Gustavo Pichinin Rodrigues, Lucas André Zacharias, Irineu Miguel Pauluk, Daniele Almeida Duarte.