seminario neiab

A ideia é apresentar para outras Instituições detalhes do processo de adoção das cotas para negros, na Universidade de Maringá

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) faz parte do grupo de organizadores de um evento sobre o processo de implantação de cotas nas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES). O “I Seminário de Políticas Afirmativas para Pessoas Negras e Comissões de Heteroidentificação das Universidades Estaduais do Paraná” ocorre de 8 a 10 de junho, de forma remota.

O pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros (Neiab), Delton Aparecido Felipe, é um dos organizadores da iniciativa. O professor do Departamento de História da UEM participou ativamente do processo de implantação e regulamentação do Sistema de Cotas Raciais na universidade, que ocorreu em 2019 no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, em votação na reunião plenária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP). O processo foi aprovado por 98 conselheiros (quatro foram contrários, sete se abstiveram e 35 estavam ausentes). O resultado foi apresentado pelo reitor, Julio César Damasceno, que ficou com os olhos marejados. Os presentes no local aplaudiram a decisão de pé!

Evento – Segundo Delton Felipe, o seminário tem “o objetivo de discutir as experiências das cotas raciais voltadas às pessoas negras nas IES do Paraná e quais os dispositivos utilizados para garantir que o sujeito de direito tenha acesso a esta política de ação afirmativa. O seminário será um momento de avaliação das ações consignadas na reserva de cotas para a população negra; isto é, pretos e pardos, instituída no âmbito das políticas que visam reduzir as desigualdades raciais no Brasil”.

Participam representantes de todas as IEES do Paraná. O seminário ainda conta com o a organização da Comissão de Heteroidentificação da UEM, em parceria com o Neiab, a Pró Reitoria de Ensino (PEN), o Núcleo de Educação a Distância (Nead/UEM) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), por meio da Diretoria de Extensão (DEX).

colagem delton e lilian

ArtigoO professor Delton (foto acima) ainda lembra que todo esse movimento das cotas raciais na UEM está registrado no artigo “Cotas Para a População Negra Na Universidade Estadual de Maringá: mobilizações, implementação e desafios”, publicado na Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN, e escrito em parceria com a também pesquisadora do Neiab/UEM, Lílian Amorim Carvalho (foto acima), que é mestra em Ciências Sociais pela UEM e, atualmente, aluna do curso de Filosofia.

As inscrições ao I Seminário de Políticas Afirmativas para Pessoas Negras e Comissões de Heteroidentificação das Universidades Estaduais do Paraná devem ser feitas neste link, até o dia 7 de junho.