debora e slide

Atividade faz parte do projeto de extensão junto a instituições de ensino fundamental

Cerca de cem pessoas participaram, na última terça-feira (15), de uma palestra sobre “Novas maneiras de aprender”. A promoção da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá (PEC/UEM) tem o objetivo de alertar pais e professores para os novos conhecimentos da neurociência sobre como conduzir o ensino com vistas a formar alunos maduros e preparados para a vida na escola e na comunidade.

O público participante da palestra foram pais, professores e gestores da Associação Sul Rio Grandense de Escolas Adventistas (ANSR), com sede em Porto Alegre. A organizadora da atividade, Estela Barbosa, disse, no início do evento, que o encontro fazia parte do projeto “Escola de Pais”, promovido mensalmente pela equipe da ANSR.

“O objetivo é viabilizar momentos em que toda a comunidade escolar possa aprender em conjunto, família e escola envolvidas para melhorar o processo da educação”, completou Estela. Ela coordenou o evento ao lado de Pâmela Gonçalves, da Associação Norte Sul Rio Grandense de Escolas Adventistas (ANS).

DEBORA E COORDE

A palestra ficou por conta da pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Débora de Mello Sant’Ana, que falou sobre plasticidade cerebral, chamando atenção para a importância de se ter muito cuidado com a interação que fazemos com crianças e adolescentes.

“A infância e a adolescência são momentos em que nosso cérebro consegue apreender mais informação com menos esforço. Por isso, os impactos das experiências vividas têm muito peso na formação da mentalidade, da personalidade e da capacidade de reflexão dos futuros adultos”, alertou a professora Débora.