mobilidade valendo virtual

Permissão foi dada, anteontem, pelo CEP; inscrições estão abertas e vão até 14 de julho

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) aprovou a oferta da mobilidade internacional virtual pela instituição, destinada aos alunos estrangeiros em disciplinas dos cursos de graduação oferecidos pela UEM no modo remoto.

O parecer favorável do relator da matéria, professor Antonio Roberto Giriboni Monteiro, na Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional do CEP, foi seguido em plenário na reunião do Conselho, anteontem (1°).

No parecer, Giriboni levou em conta os argumentos apresentados pelo Escritório de Cooperação Internacional (ECI) ao solicitar a ampliação desta mobilidade, entre eles o fato de que universidades como a Osnabrück University (Alemanha) e a Universidad Católica del Maule (Chile) já contam com alunos da UEM cursando disciplinas ofertadas por estas instituições.

Além disso, o ECI cita o benefício acadêmico e pessoal relatado pelos estudantes da UEM que já participaram da mobilidade virtual. Lembrou, ainda, que a pandemia tem imposto restrições à mobilidade presencial. Invocou também a possibilidade de participação de alunos que, do contrário, não teriam condições de participar de um programa de mobilidade internacional, ou seja, é, na prática, a democratização da experiência de alunos de outros países cursarem disciplinas fora de suas universidades, nesse caso, na UEM.

Outro argumento do ECI é de que não haverá custo extra para a oferta dessas vagas na UEM, já que isso não implica aumento de carga horária de professor e nem disciplina extra, mas apenas a matrícula de alunos estrangeiros nas turmas regulares remotas.

Para o Escritório, esSa medida cria a oportunidade de poder contar com estudantes estrangeiros entre os alunos da UEM e, assim, incrementar o intercâmbio cultural, acadêmico e científico e fomentar a internacionalização em casa. Segundo o ECI, o aumento dessa oferta corresponde às expectativas do processo n.º 6399/2019-PRO que trata sobre o planejamento estratégico da Internacionalização na UEM no âmbito do Laboratório de Internacionalização, com a necessidade de uma estrutura organizacional que dê suporte às atividades vinculadas à internacionalização na UEM.

Com a decisão do CEP, a universidade se prepara para oferecer 29 disciplinas em 14 cursos: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Geografia, Letras, Veterinária, Pedagogia e Zootecnia.

Os alunos estrangeiros poderão se inscrever nas vagas disponibilizadas até o dia 14 de julho, por meio deste link, para início das aulas no dia 9 de agosto.