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Estudo que resultou artigo publicado na Scielo, substitui o uso de combustíveis por liga metálica e PMMA

Pesquisadores dos Departamentos de Engenharia Mecânica (DEM) e de Química (DQI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desenvolveram um estudo com materiais para substituição de combustíveis fósseis para gerar energia, uma vez que grande parte da tecnologia de refrigeração conta com a técnica de compressão de gás convencional, que tem atraído críticas crescentes devido à sua falta de eficiência e uso de gases poluentes do ar. Estudo resultou em artigo publicado na revista Materials Research (Scielo).

Os pós-graduandos do DEM e do DQI utilizaram a liga metálica de GdGeSi que, segundo eles é bastante interessante para uso em máquinas térmicas que funcionam usando campos magnéticos para gerar movimento, mas se depararam com duas problemáticas: o valor elevado do material e a dificuldade em processá-lo, por ser frágil.

 

dispositivo

 A) Amostras da liga fundidas; B) Pastilha do material compósito compactado; C) Imagem de microscopia eletrônica de varredura do compósito

O teste implicou na mistura do metal a um polímero PMMA (polímero termoplástico transparente) avaliando o composto quanto às suas propriedades mecânicas, físico-químicas e morfológicas. “Para dar certo, a liga metálica quando misturada ao polímero não deveria perder as características, ou que o material resultante fosse isolante, que era o contrário do que, essencialmente, uma máquina térmica baseada nesta tecnologia precisa pra gerar calor”, explica Cleber Santiago Alves, professor do DEM.

O material obtido apresentou um “pico” satisfatório de efeito magnetocalórico (MCE) de -7 J / kgK. Com os resultados, o composto pode ser um candidato potencial para aplicações como Regenerador Magnético Ativo em bombas de calor magnéticas.

Quem são os pesquisadores

Andressa dos Santos (DEM-UEM), Cleber Santiago Alves (DEM-UEM), Felipe Mello Rigon (DEM-UEM), Jean Halison de Oliveira (DQI-UEM), Laís Weber Aguiar (DEM-UEM), Paulo Vinicius Trevizoli (DEM-UEM e Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais – DEMEC-UFMG), Silvia Luciana Favaro (DEM-UEM), Wagner André dos Santos Conceição (DEM-UEM).