RODA DE CONVERSA BR

Primeiro bate-papo ocorre nesta quinta-feira e tem o foco nas mulheres jovens

O núcleo local do BrCidades, ligado à Universidade Estadual de Maringá (UEM), promoverá, em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude e Cidadania, a partir de amanhã (5), cinco “Rodas de Conversa” visando promover o debate acerca da participação dos jovens no processo de construção política da cidade do ponto de vista urbanístico.

Sob o tema “O Jovem na Cidade: Conectando a Juventude ao Debate e à Ação Político-Urbanística”, a proposta foi contemplada pelo edital de apoio às iniciativas de planejamento e controle social de políticas públicas do Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU).

O objetivo do projeto é promover o debate junto às diversas juventudes sobre o direito à cidade e incluí-las no processo de construção de uma cidade mais justa e igualitária para todos. Uma das metas é a construção de uma cartilha que aborde, de forma acessível e objetiva, os instrumentos e espaços que garantam e promovam a participação social. 

É aí que entram as “Rodas de Conversa”. Para que a construção da cartilha seja democrática e contemple as demandas das juventudes, serão promovidos esses bate papos on-line com os públicos jovens, a integrar a participação de negros, comunidade LGBTQI+, juventude e mulheres. 

A primeira conversa será nesta quinta-feira (5), a partir das 19 horas, com o tema Mulheres Jovens. Participam a psicóloga Júlia Romano, do grupo de maracatu Baque Mulher; e Brenda Rompatto, do Conselho Municipal da Juventude.  

Para participar desses encontros e receber o link de acesso à sala virtual, é preciso fazer a inscrição por meio deste link. O link de acesso à sala virtual será enviado no e-mail cadastrado no momento da inscrição. Se houver alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail: brcidadesmaringa@gmail.com

A única restrição para inscrição é o limite de 250 vagas por encontro. Todas as pessoas que tiverem interesse podem e devem se inscrever! Haverá emissão de certificado aos participantes. Faça aqui sua inscrição.

Saiba mais - O BrCidades é uma rede de mobilização nacional que visa à construção coletiva de cidades socialmente justas e ambientalmente viáveis. A organização conta com núcleos em vários estados e cidades do Brasil. Em Maringá, ele foi institucionalizado como projeto de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEM e é coordenado pela professora Beatriz Fleury e Silva.