fachada pec

Iniciativa, que começa na semana que vem pela Internet, vai reforçar equipe de extensionistas da universidade

Curso de Formação de Extensionistas é o título de um grande projeto, que começa na próxima semana, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) e tem duração de até seis meses.

A extensão universitária, junto com o ensino e a pesquisa, formam o constitucional tripé que sustenta a formação universitária no Brasil. Mas nem todos os membros das comunidades universitárias tiveram oportunidade de vivenciar ações de extensão e se capacitar para multiplicá-las.

“No dia a dia universitário, existem questionamentos como: extensão para quê(m)?;  o que é e o que não é extensão? A observação deste contexto nos levou a pensar que seria importante uma formação inicial ou aperfeiçoamento sobre o tema. Assim, a PEC decidiu oferecer a oportunidade de se discutir essa e outras tantas questões. Especialmente, às vésperas da implantação do processo de curricularização da extensão nas instituições de ensino superior”, lembra a pró-reitoria de Extensão, Débora de Mello Sant’ Ana.

O público-alvo da iniciativa são professores e técnicos de instituições de ensino superior, pós-graduandos, graduandos e interessados em geral na área de extensão universitária.

O curso teórico e prático será ministrado de forma híbrida, com encontros remotos em tempo real, de duas horas semanais, por meio da plataforma Meeting, e atividades individuais assíncronas. A carga horária total é de 120 horas.

Estão sendo organizadas duas turmas de 90 vagas. Turma 1, às quintas-feiras, das 15h30 às 17h30; e turma 2, às quintas-feiras, das 20h às 22h. As aulas vão de 19 de agosto a 27 de janeiro.

O curso é gratuito para os extensionistas da UEM e outros grupos. Para outros públicos, o investimento é de R$ 200, mas há descontos para diferentes categorias. É possível verificar neste documento.

As inscrições devem ser feitas por este link.