doctor analyzing blood samples with microscope

Exames, dos tipos rápidos e de biologia molecular, são fundamentais para atender precocemente pacientes

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário Regional de Maringá (LAC-HUM) já realizou, desde o início da pandemia até a segunda semana de agosto de 2021, quase seis mil testes para detectar a presença do novo coronavírus, dos tipos rápidos e exames de biologia molecular (RT-PCR). Os testes são feitos em pacientes de toda 15º Regional de Saúde e também nos servidores do hospital.

Os primeiros testes foram feitos em fevereiro do ano passado e a quantidade foi crescendo à medida que a pandemia ganhava mais força. Para se ter uma ideia, em julho de 2020 foram 1.216. Os testes são fundamentais para atender precocemente os pacientes, possibilitando o isolamento dos casos positivos e o acompanhamento clínico dos mesmos. 

No mês passado o hospital foi habilitado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) para a realização dos exames de Covid.  Anteriormente, quando as amostras eram enviadas ao Lacen os resultados demoravam em torno de três dias e atualmente no LAC-HUM são apenas três horas para liberação dos resultados. O HUM é o único hospital público da região com esta habilitação.

 “Nosso laboratório possui uma excelente infraestrutura e pessoal altamente qualificado para realização desses e também de outros tipos de exames. Desde o início da pandemia trabalhamos para aquisição de equipamentos e treinamento dos funcionários para aumentar e agilizar a quantidade de testes realizados”, destaca a Coordenadora da Divisão de Análises Clínicas do HUM, Silvia de Sousa Dantas Alczuk.

Tipos - O exame de biologia molecular é feito a partir de secreções coletadas das vias respiratórias (nariz e garganta), por meio de swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas. A amostra é depositada em um recipiente com reagentes específicos, o qual é  inserido dentro do equipamento que faz a leitura se há ou não a presença do vírus. Já o teste rápido, é coletado amostra de sangue (pesquisa de anticorpos) ou secreção (pesquisa de antígenos), e os resultados deste método são liberados próximo de 15 minutos.