2019 05 31 Inauguração Refeitório Umuarama 0209

Consultoria britânica divulga, também, UEM como uma das 100 melhores universidades de toda América Latina

“O investimento na UEM traz grande retorno para o desenvolvimento do Paraná e do país”, afirma o reitor em exercício, Ricardo Dias Silva. Isso porque mais um levantamento internacional confirma a excelência da Universidade Estadual de Maringá (UEM)! O QS Latin America University Rankings 2022 alavanca a UEM de terceira para a segunda melhor universidade do Paraná, sendo a primeira entre as estaduais. Também se mantém como a 96ª melhor instituição de ensino superior da América Latina – embora a posição no continente seja a mesma do ano anterior, desta vez há oito novas universidades, o que torna a lista mais concorrida.

Os dados da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) referentes a 418 universidades públicas e privadas latino-americanas são relativos a 2019 e foram divulgados hoje (25). O reitor em exercício da UEM parabeniza professores, técnicos, alunos e egressos, “que têm contribuído para os números positivos da UEM nos últimos anos”. Números e conquistas que demonstram “à gestão da universidade que estamos no caminho correto, apesar da retirada de direitos e recursos”. Mesmo com tantas dificuldades, a UEM tem mantido sua qualidade, inclusive em âmbito internacional.

Um dos rankings mais respeitados do mundo em ensino superior, o QS avalia: reputação acadêmica; reputação entre empregadores; proporção docente/estudante; quantidade de professores doutores; rede de pesquisa internacional; citações de artigos científicos; publicações de docentes; e impacto on-line. Segundo o professor e pesquisador Bruno Montanari Razza, chefe da Divisão de Planos e Informações da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD) da UEM, a melhora foi em citações das publicações, proporção de doutores em relação ao total de professores e impacto web, um indicador do impacto da divulgação científica pelos pesquisadores da UEM. “Também é importante destacar que a UEM apresenta boas notas em relação à quantidade de artigos publicados”.

UEM, patrimônio do Paraná

A UEM é a sexta melhor universidade estadual do Brasil, de acordo com o Ministério da Educação, e um dos maiores patrimônios do Paraná. É a segunda instituição de pesquisa do Paraná com mais artigos publicados e tem oito pesquisadores entre o seleto rol de cientistas mais influentes do mundo. A UEM é, ainda, reconhecida por ser pública, gratuita, de qualidade e inclusiva.

“Nos municípios onde a UEM está presente não existem outras instituições com a mesma qualidade que a nossa. Isso se deve muito aos investimentos feitos na UEM nesses mais de 50 anos”, afirma o reitor em exercício. Destaques mencionados por ele são o plano de capacitação e a elevada proporção de professores doutores e em regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (Tide), o que permite produção de conhecimento no tripé Ensino-Pesquisa-Extensão e “condição privilegiada na hora de pontuar nos rankings”.

Os rankings externos, como da QS, conduzidos por instituições de credibilidade e com critérios transparentes, são parâmetros fundamentais às universidades, na visão de Dias Silva. Ele enfatiza que “o QS tem demostrado o papel importante da UEM na América Latina, destacando nosso protagonismo na produção científica do Brasil” e aproveita para registrar o grande destaque de instituições públicas na listagem.

Lab Fotoacustica Fototermica e Vidros Oticos 14

Publicação internacional confirma qualidade da UEM em Ensino, Pesquisa e Extensão