encontro educacao especial

Durante encontro remoto, professores ligados à CAE e ao DPI apresentaram também propostas de trabalho

À convite do Grupo Multidisciplinar de Assessoria às Secretarias de Educação dos Municípios do Paraná, a Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), comandou, ontem (26), um encontro virtual com representantes de cerca de 12 municípios dentro do projeto de atendimento multidisciplinar às prefeituras.

O encontro debateu o eixo da educação especial, especificamente envolvendo as questões quanto ao retorno das aulas, nestas cidades, para as crianças matriculadas na rede municipal de ensino. 

Também se discutiu os laudos encaminhados pelo sistema de saúde acerca de crianças com transtornos neuroevolutivos. Durante o encontro, o eixo da educação especial da CAE/UEM apresentou a proposta de trabalho direcionadas às prefeituras na organização das atividades de ensino, educação especial, salas multifuncionais, recursos, visando atender às necessidades educativas dos municípios. 

Os municípios solicitam apoio porque estão com uma demanda muito alta de encaminhamentos pelo sistema de saúde, sem condições de resolver estas demandas dentro do espaço escolar. Eles precisam se organizar e preparar o retorno das crianças ao ambiente de sala de aula.

A sugestão dada aos municípios é que tenham prudência, uma vez que os estudantes estão sofrendo também o impacto do recesso escolar. E na medida em que sofrem com essa interrupção sobre o desenvolvimento delas, elas precisam de maior tempo para se adaptarem à nova realidade, tendo em vista o fato de o novo cenário exigir bastante critério no acolhimento das indicações apresentadas pela área da saúde. 

Representando a universidade, participaram do encontro os professores Fernando Wolff Mendonça, docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPI), além de coordenador do eixo de Educação Especial da CAE/UEM; Alessandra Wihby, coordenadora geral do grupo pela CAE; e as professoras Solange Rossato, Zaíra Leal e Nilza Tessaro, do Departamento de Psicologia (DPI) e do PPI. Elas apresentaram seus grupos com mais de 20 estagiários do quinto ano do curso de Psicologia. Os acadêmicos irão prestar apoio aos representantes dos municípios, dando orientação, formação e capacitação docente em ações voltadas à psicologia e à inclusão escolares. Cabe esclarecer que a CAE é vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da UEM.