pibid 2021 uem

Pesquisa conclui que Pibid apresenta a realidade da escola aos futuros professores (foto antes da pandemia)

Um artigo científico elaborado por alunos de mestrado e doutorado e por professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e do Centro Universitário Cidade Verde (UNIFCV), publicado na revista “Humanidades & Inovaçao”, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), destaca a relevância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Ligado ao Ministério da Educação (MEC), o Pibid é um programa governamental que busca aproximar universidade e escola visando a estabelecer uma ligação entre esses campos de atuação, além de definir a ponte entre a formação no ensino superior com a educação básica.

Iniciado em 2007, é direcionado aos estudantes dos cursos de licenciatura, com bolsa, buscando maior aproximação, vivências e experimentações no campo escolar, de forma a promover a proximidade do futuro professor com a realidade escolar desde o início da graduação.

A metodologia adotada no artigo se baseou em entrevistas com os coordenadores dos cursos de licenciaturas da UEM, especificamente dos cursos de Educação Física, Matemática, Pedagogia, História, Geografia, Ciências Biológicas, além do coordenador institucional do Pibid na UEM, todos participantes do edital vigente em 2018-2019.

As entrevistas evidenciaram que o Pibid é um importante programa de iniciação à docência por apresentar a realidade da escola aos os futuros professores, reconhecendo a diversidade da realidade de alunos e o papel do professor. Além de tornar conhecido e problematizado os desafios, dificuldades e anseios da profissão docente.

Como relata um dos entrevistados, “o programa possibilita ao estudante compreender o que é ser professor”, ou seja, oferece a oportunidade de rever suas posturas e aperfeiçoar a maneira de ser docente. Os entrevistados afirmaram que o Pibid influência positivamente no processo formativo dos futuros professores, fazendo com que a identidade profissional seja constituída na formação inicial vinculada à realidade da escola.

Pibid estudo

Revista da Unitins em que foi publicado o artigo sobre o Pibid

Os coordenadores consultados apontaram ainda que o programa facilita o estreitamento da relação entre universidade e escola, efetivando benefícios para além do processo de formação do futuro docente. Relataram ainda o fato de o Pibid permitir a formação continuada aos professores da educação básica e da universidade; cursos e projetos promovidos pela universidade nas escolas assim como o aumento da rede de pesquisadores conferem uma interação mais próxima entre as pesquisas educacionais e o ambiente escolar.

Outro resultado obtido com as entrevistas é a constatação de que o programa necessita ampliar o número de vagas e bolsas oferecidas, a fim de que mais estudantes possam participar desse processo formativo.

O texto foi publicado na edição nº 45 do periódico, que trata especialmente do tema “Ensino e Saúde”, na seção de artigos de fluxo contínuo, apresentando como título “O Pibid como estratégia de aproximação entre universidade e escola no processo de formação docente”. O artigo é resultado da pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física e Políticas Educacionais UEM/CNPq. O acesso à integra do artigo pode ser por meio deste link.

O estudo tem como autores Leonardo Cordeiro de Queiroz, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM; Bruna Solera, doutoranda do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UEM/UEL e coordenadora do curso de Educação Física do Centro Universitário Cidade Verde (UNIFCV); Maria Carolina Miesse, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM; Patric Paludett Flores, professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG); Ana Luiza Barbosa Anversa, professora do curso de Educação Física (câmpus sede) da UEM; e Vânia de Fátima Matias de Souza, professora do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE), além de assessora da direção de Ensino da Graduação da UEM.