plant sciences in lab

São ofertadas 10 vagas com inscrições até 26; processo será remoto e síncrono; aulas iniciam em 2022

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com as inscrições abertas, até o dia 26 deste mês, ao processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). São ofertadas 10 vagas a professores do ensino médio e/ou fundamental que ministram aulas de Física e/ou Ciências.

A inscrição para o processo seletivo será realizada on-line, devendo o candidato preencher o formulário eletrônico disponível aqui. O inscrito deverá efetuar o depósito referente à taxa de inscrição no valor de R$ 65 e encaminhar o comprovante por e-mail.

Processo seletivo será em duas etapas

O processo seletivo remoto será composto por duas etapas, de caráter eliminatório e classificatório, respectivamente.

A primeira etapa consistirá em uma prova escrita virtual nacional elaborada pela Comissão de Seleção Nacional, contendo 20 questões de múltipla escolha, e duração máxima de quatro horas, sendo que o candidato terá acesso à plataforma virtual para realização do exame das 13h às 18h (horário de Brasília).

Os candidatos classificados na primeira etapa do processo seletivo, de acordo com o Edital Nacional, deverão enviar para o endereço eletrônico mnpef_uem@dfi.uem.br com cópia para pricardo@dfi.uem.br, cópias digitais dos seguintes documentos:

a) documento de identificação e CPF;

b) diploma de curso de graduação (frente e verso) ou declaração oficial de colação de grau ou comprovante de matrícula em semestre final de curso;

c) histórico escolar de curso de graduação;

e) memorial constituído de exposição escrita sobre sua trajetória profissional.

A segunda etapa, classificatória, consiste de uma prova de defesa de memorial virtual realizada de forma remota pela Comissão de Seleção do Polo. Nela, o candidato deverá discorrer oralmente sobre a sua trajetória profissional, indicando os motivos que o leva a pleitear uma vaga no MNPEF.

Cronograma das inscrições nacionais

Até 26 de setembro: período de inscrição no processo seletivo remoto (on-line) neste endereço eletrônico.

28 de setembro: prazo final para pagamento da taxa de inscrição, até o limite de horário estabelecido pela instituição bancária para processamento do pagamento nesta data.

De 29 de setembro a 2 de outubro: período para emissão do comprovante de inscrição no site do MNPEF.

Até 4 de outubro às 12h: prazo máximo para reclamação referente à não emissão do comprovante de inscrição de acordo com o indicado no item 2.5 do Edital Nacional.

8 de outubro: divulgação da listagem dos candidatos inscritos em cada Polo.

Primeira Etapa – Prova Escrita Virtual Nacional

17 de outubro (13h - horário de Brasília): realização da Prova Escrita Virtual Nacional.

19 de outubro: divulgação nos sites dos Polos dos resultados da Prova Escrita Virtual Nacional.

20 e 21 de outubro: período de recursos ao resultado da Prova Escrita Virtual Nacional.

25 de outubro: divulgação final nos sites dos Polos dos nomes dos candidatos classificados para a segunda etapa com os horários e endereços eletrônicos para realização da Prova de Defesa de Memorial Virtual.

Segunda Etapa – Prova de Defesa de Memorial Virtual

26 a 30 de outubro: prazo para o envio da documentação (memorial) ao Polo.

1° a 26 de novembro: período de realização da Prova de Defesa de Memorial Virtual.

30 de novembro: data final para divulgação do resultado da segunda etapa do processo seletivo remoto no site do Polo.

7 de dezembro: divulgação do resultado final do processo seletivo remoto no site do Polo.

Matrícula

De 9 a 12 de dezembro: período de inscrição local (polo UEM) dos aprovados. Deve ser efetuada por meio desta página da UEM.

Esse período também é destinado a entrega da documentação de matrícula (disponível em “Ficha cadastral e modelos de requerimentos” na página eletrônica: http://www.dfi.uem.br/dfimestrado/) devidamente preenchida e assinada. Juntamente a essa documentação, ainda deve ser entregue a “ficha de inscrição” gerada no sistema Sigpos, na secretaria do Departamento de Física da UEM (DFI/UEM), localizado no bloco G56 sala 26, no horário de 07h40 às 11h40 e das 13h30 às 17h30.

Início das aulas

As atividades letivas dos alunos ingressantes terão início em data não anterior a 28 de fevereiro de 2022, de acordo com o calendário acadêmico a ser aprovado pela UEM.

As aulas presenciais serão realizadas às sextas-feiras em turno vespertino (das 13h30 às 17h30) e noturno (das 19h às 23h) e aos sábados em turno diurno (das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30).