geral elias

Em colação de graus, novos cirurgiões dentistas passaram a compor o rol dos mais de 77 mil formados pela UEM

Em cerimônia de colação de grau antecipada, de forma remota, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) graduou, hoje (10), com a entrega de diplomas, 31 acadêmicos de Odontologia que concluíram o curso no ano letivo de 2021. Eles passaram a compor o rol dos 77.391 formados pela UEM.

Transmitida pelo canal da TV UEM no YouTube, a solenidade, presidida pelo reitor Julio César Damasceno, foi acompanhada também por professores, pais, familiares e amigos dos formandos.

A cerimônia foi transmitida do auditório dos conselhos superiores da UEM, onde estiveram presentes, além do reitor, o vice-reitor, Ricardo Dias Silva, e o chefe de gabinete da Reitoria, Alessandro Santos da Rocha.

De modo remoto, participaram o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Miguel Machinski Junior; o chefe do Departamento de Odontologia, Angelo José Pavan; o chefe adjunto, Gustavo Jacobucci Farah; o coordenador do curso de graduação em Odontologia, Sérgio Sábio; e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada, Adilson Luiz Ramos.

Os neograduados também participaram de maneira virtual, registrando a presença na cerimônia por meio do nome e do registro acadêmico no chat do Google Meet. Laura Moretto Molina prestou o juramento em nome de todos os seus colegas.

Gisele Elias

A oradora geral, Gabriela Capelli do Carmo, fez a saudação aos colegas e falou da alegria e satisfação pela conclusão do curso num contexto de realidade tão peculiar como o de agora, quando o Brasil e o mundo enfrentam a pandemia de uma grave doença.

O chefe de Gabinete da Reitoria, Alessandro Santos da Rocha, disse que os novos cirurgiões dentistas terão papel singular na formação desta nova sociedade. Na opinião dele, esses profissionais certamente poderão colaborar por meio do que aprenderam durante o período em que estiveram na UEM.

Um ano a mais

O vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva, disse que a colação de grau é uma das cerimônias mais importantes da instituição por ser um momento em que ela presta contas à sociedade sobre os investimentos que recebe dos cidadãos. Ele assinalou que a Universidade conseguiu superar as adversidades surgidas com a crise sanitária. Conforme Silva, é fundamental a atuação dos profissionais de saúde para levar qualidade de vida à população. Ele afirmou ter certeza que eles estão preparados para os desafios que irão encontrar.

Já o reitor Julio Damasceno destacou a relevância da formatura dos novos profissionais, atendendo a uma demanda da sociedade por pessoas cada vez mais capacitadas e conscientes. Ele aproveitou para agradecer aos professores e agentes universitários que participaram da vida acadêmica dos neograduados. Damasceno relembrou a trajetória de luta para consolidar o curso de Odontologia, incluindo a implementação de um projeto pedagógico inovador.

Mesa Elias

O reitor Julio Cesar Damasceno

Ele também ressaltou o momento difícil que a pandemia impôs a todos, inclusive à vida universitária. O reitor salientou a colaboração do curso no enfrentamento à Covid-19, com o envolvimento de pessoas abnegadas em ajudar na rotina de combate à doença, na rotina de atendimento e no trabalho de orientação aos estudantes. O fato de os alunos terem passado um ano a mais na instituição, por conta da crise sanitária, proporcionou a eles uma vivência especial, que os ajudaram na preparação profissional, segundo Damasceno.

os dentistas