teacher 2

Inscrições iniciam nesta sexta-feira (1°); aprovados darão aulas a partir do primeiro semestre de 2022

O Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PSU) - Área de concentração em sistemas sustentáveis, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Câmpus Umuarama, está com o período de inscrições abertas ao credenciamento de professor permanente e professor colaborador. Inscrições seguem até o dia 29 de outubro e os aprovados deverão iniciar as atividades letivas a partir do primeiro semestre de 2022.

Para se candidatar o docente deverá ser portador de título de doutor e desenvolver produção científica na área de interesse do programa, compatível com uma de suas linhas de pesquisa; apresentar artigos publicados em periódicos nas respectivas qualificações do qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a Área Interdisciplinar, conforme a média nacional da área, nos últimos 3 anos; apresentar proposta de credenciamento ou recredenciamento com justificativas, histórico de publicação no quadriênio anterior ao vigente; e proposta de publicação futura demonstrada pelos trabalhos enviados e em andamento, devidamente comprovados.

Além do mais, o candidato deverá ter disponibilidade de carga curriculares, de docência, orientação e pesquisa, bem como para a participação em outras atividades do Programa; projeto de pesquisa em andamento, devidamente aprovado e cadastrado nas instâncias competentes em cada instituição de ensino, bem como na Plataforma Brasil, se for o caso; ter aval do departamento que pertence o docente para participação no programa; e termo de compromisso no qual se compromete a prestar informações para o preenchimento do relatório anual de avaliação da Capes.

A inscrição consiste no envio da documentação presente no edital, via e-mail. Nele deve conter o requerimento de inscrição (Anexo I do edital); formulário de pontuação (Anexo II do edital e documentos); cópia da carteira de identidade; cópia do CPF; cópia do diploma da graduação;  cópia diploma do doutorado obtido em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Capes ou em Programa de Pós-Graduação de instituições estrangeiras, sendo neste caso, exigido que o comprovante do título seja autenticado pelo Consulado Brasileiro, no país onde funcionar o estabelecimento de ensino que o houver expedido; currículo Lattes atualizado; e termo de compromisso (Anexo III do edital).

O resultado da homologação das inscrições será divulgado em edital até o dia novembro de 2021, aqui. A lista de aprovados será divulgada até o dia 10 de dezembro no site da PSU.