primeira mesa

Programação da SNCT acontece de segunda a sexta desta semana, 4 a 8 de outubro

No Brasil, outubro é marcado como o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. Para comemorar, o governo do estado promove uma série de atividades on-line com o objetivo de disseminar o conhecimento científico produzido no Paraná. Denominada Paraná Faz Ciência, a iniciativa foi idealizada pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O Paraná Faz Ciência, uma das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), acontece do dia 4 a 8 de outubro, e este ano tem o tema: A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o planeta. O objetivo é aproximar a população, principalmente os jovens, de conteúdos relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico e suas aplicações.

O evento será realizado em parceria com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), além de contar com o apoio da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Participação da UEM

Além de ser parceira do evento, a UEM participa com seu corpo docente e técnico durante as atividades que serão realizadas na semana. Nesta segunda-feira, dia 4, às 9h, acontece o painel de abertura do evento, que terá como tema “Política e estratégia de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”, e entre os mediadores está a professora Débora de Mello Sant'Ana, pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM.

Às 14h do mesmo dia, ocorre o primeiro painel da SNCT, intitulado “Oportunidades e os desafios dos museus e centros de ciências”, que conta com o professor e coordenador do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da UEM, Marcílio Hubner de Miranda Neto. Para encerrar a programação do primeiro dia, às 18h, acontece o lançamento oficial do Paraná Faz Ciência, que terá a presença do reitor da UEM, Julio César Damasceno.

banner linnyer

No segundo dia do evento, às 9h, é a vez do Painel 3, intitulado “Mulheres cientistas, a diversidade em ação”, com a participação das professoras da UEM, Sheilla Patrícia Dias de Souza, Géssica Nunes, e ainda, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, na mediação. No mesmo dia, às 14h, ocorre o Painel 4, com o tema “Ciência na Escola”, que conta com a presença de Evanilde Benedito, professora do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) da UEM. Encerrando a programação do dia 5, às 16h, será realizado o Painel 5, tratando sobre as “Contribuições da Ciência para os ODS/ONU”, com a participação da professora Sandra Mara de Alencar Schiavi, da UEM.

No dia 6, a programação inicia às 10h30, com o Painel 6, intitulado “Experiências em Comunicação Pública na Ciência”, e conta com a presença da jornalista e assessora de divulgação científica da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC - UEM), Ana Paula Machado Velho. Às 14h do mesmo dia, acontece o Painel 7, tratando do tema “Ciência e Tecnologia no enfrentamento da Covid-19”, com a participação da professora da UEM, Marcia Edilaine Lopes Consolaro.

No dia 7, abrindo o quarto dia da programação, ocorre o Painel 8, às 9h, com o título: “CT&I na produção de energia verde”. Na mesa o professor e ex-reitor da UEM, Mauro Baesso. Às 10h30, será realizado o Painel 9, “Crimes ambientais e a Ciência forense”, com a professora Liane Maldaner e mediação de Luiz Fernando Lolli, que também é professor da UEM. Encerrando as atividades do dia, às 14h, o Painel 10 fala sobre “Mudanças climáticas: o que a Ciência tem a dizer?”, com a participação de Dayani Bailly, parte do corpo docente da UEM.

mesa c2

Conexão C² - O último dia do evento começa às 9h, com o Painel 11, tratando da “Inovação tecnológica nas visitas aos museus universitários”, e conta com a mediação do professor do curso de graduação em Comunicação e Multimeios da UEM, Tiago Franklin Rodrigues Lucena. Às 10h30, acontece o encerramento da 18ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação no Paraná.

Além dessa programação, a UEM, por meio do Projeto de Extensão Conexão Ciência - C², desenvolvido pela Pró- Reitoria de Extensão e Cultura, irá promover uma série de lives intitulada “Hora da Ciência”, um momento em que a comunidade acadêmica vai parar para conversar com crianças e adolescentes sobre as diferentes áreas do conhecimento.

Texto produzido pela bolsista do projeto Conexão Ciência - C², aluna do curso de Comunicação e Multimeios da UEM, Milena Massako Ito.