Mastigando Letras

Com produção de textos por estudantes de Letras da UEM, projeto prepara concurso destinado aos acadêmicos

Atividade integrante do projeto de extensão Letras na Web, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Mastigando Letras está completando um ano, contando com a colaboração de estudantes e professores do curso na UEM para a produção de textos sobre os conteúdos da graduação numa linguagem simples, porém não simplificadora.

O objetivo da iniciativa é democratizar os conhecimentos que circulam nas salas de aula, fazendo com que atinjam outros espaços e públicos. Os temas abarcam todas as disciplinas do curso (Língua Portuguesa, Língua Francesa, Língua Inglesa, Literatura Brasileira, Literatura Francesa, Literatura Inglesa, Linguística, Ensino, Análise do Discurso, entre outras).

A edição, revisão e publicação dos textos são feitas pela própria equipe, composta por alunos da graduação em Letras, sob a coordenação de docentes do curso. Os textos, em geral curtos, são publicados semanalmente no site do Mastigando e nas mídias sociais.

O nome “Mastigando Letras” tem origem no propósito de deixar tudo “mastigadinho” (bem explicado para o leigo, de forma didática) sobre conteúdos da área de Letras. O projeto tem a intenção de inaugurar um podcast e receber vídeos de qualquer pessoa declamando poemas.

Concurso

Também está com um concurso em aberto, direcionado apenas aos estudantes de Letras da UEM, abrangendo três categorias: poesia, resenha crítica e meme. Outras informações neste link. O 1º Concurso de autoria literária e científica do Mastigando Letras visa a estimular a escrita literária e científica de alunos desta graduação na UEM. O candidato poderá participar com apenas um texto em cada uma das categorias.

As inscrições terminam em 21 de outubro, mas o cronograma que envolve as fases do concurso poderá ser revisado em função de inscrições recebidas.O arquivo com o texto submetido, no formato em PDF, não deverá conter a informação de autoria.

Ao 1º lugar será entregue um prêmio especial do Mastigando, certificado de vencedor na primeira colocação e mais a publicação da obra vencedora no site e redes sociais do projeto. A mesma premiação, à exceção do certificado, que observará à posição alcançada, vai ser concedida a quem obtiver a segunda e terceira colocações. Para contatos com o Mastigando Letras, é só mandar mensagem para o e-mail mastigandoletras.uem@gmail.com.