agroecologia alonso crepo

Curso oferece 30 vagas em três linhas de pesquisa; prazo termina em 22 de novembro

Se você tem interesse em fazer um curso de pós-graduação sobre a agricultura sustentável, não danosa ao meio ambiente, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) abre, nesta quarta-feira (20), as inscrições para o mestrado profissional em Agroecologia. Elas serão realizadas apenas pela Internet, com prazo até 22 de novembro. 

São 30 vagas disponíveis, nas linhas de pesquisa em Manejo Agroecológico de Solos; Manejo Agroecológico de Insetos e Doenças em Plantas; e Sistemas de Produção Agroecológicos. O resultado com os nomes dos candidatos selecionados sairá no dia 10 de janeiro de 2022, com a aula inaugural marcada para o dia 12 de março. 

O público-alvo do curso é todo profissional que atua ou pretende atuar em Agroecologia. Como a Agroecologia é uma ciência transversal, ou interdisciplinar, o mestrado está disponível a profissionais de diversas áreas de conhecimento, oportunizando o relacionamento produtivo entre profissionais com ampla experiência técnica e profissionais recém-formados, comprometidos com a produção agroecológica familiar e com o desenvolvimento regional sustentável. 

O programa permite o exercício da pesquisa participativa e da troca de saberes, que pressupõe relacionamento íntimo e dinâmico com os agricultores e suas famílias.

Diferente do mestrado acadêmico, focado na pesquisa e novos conhecimentos para a ciência, preparando o aluno a dar aulas, o mestrado profissional se aproxima do mercado de trabalho, traduzindo os estudos científicos para a indústria. 

A agroecologia é uma forma de agricultura sustentável que retoma as concepções agronômicas anteriores à chamada Revolução Verde. São chamadas de agroecologia as práticas de agricultura que incorporam as questões sociais, políticas, culturais, energéticas, ambientais e éticas, incluindo a agricultura familiar.

Ela representa uma forma de conhecimento com a ideia de superar os danos causados à biodiversidade e à sociedade como um todo pela prática da monocultura, do emprego dos transgênicos, dos fertilizantes industriais e dos agrotóxicos, sendo uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável.

O mestrado profissional é oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (Profagroec) da UEM. Informações como documentos exigidos e prazos estão no edital 005/2021 – processo seletivo turma 2022. Para outros esclarecimentos, acesse a página do Programa ou entre em contato pelo fone (44) 3011-5847, no período da manhã.