1634738374536

Hemocomponente beneficia muitos pacientes em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer

O sangue é formado por diferentes componentes, um deles são as plaquetas, fundamentais no processo de coagulação. São responsáveis por interromper os sangramentos de cortes e feridas, por exemplo, pois liberam substâncias que formam um coágulo funcionando como uma espécie de “tampa”. No Hemocentro Regional de Maringá são produzidas por mês aproximadamente 450 bolsas de plaquetas.

É muito importante que os estoques mantenham-se em dia, já que este hemocomponente tem uma validade muito curta, sendo apenas de cinco dias. Além disso, o processo de produção é complexo exigindo atenção, habilidade e conhecimento técnico da equipe para produzir plaquetas com qualidade. “Sempre temos que ter um estoque mínimo no Hemocentro para garantir que em uma urgência ou solicitação, vamos ter as plaquetas estocadas para liberar, por isso precisamos do comparecimento regular de aproximadamente 40 a 50 doadores por dia para manter o estoque necessário para abastecimento dos hospitais e outros serviços”, afirma Márcia Momesso, diretora do Hemocentro. 

Ela também explica que a indicação de transfusão de concentrado de plaquetas sempre leva em consideração não somente a quantidade ou contagem no sangue, mas também a existência de fatores de risco, realização de procedimentos invasivos, presença de sangramentos clinicamente significativos e alterações da função plaquetária. “Os pacientes que geralmente precisam são aqueles que têm falência medular como anemia aplástica ou síndrome mielodisplásica, pacientes pós-radioterapia ou quimioterapia de doenças oncológicas ou oncohematológicas,  pacientes que vão para cirurgias invasivas e estão com contagens de plaquetas reduzidas, pessoas com dengue hemorrágica com plaquetopenia entre outras”.

 

Doação

A extração de plaquetas pode ser feita de duas maneiras. Por meio da doação convencional, em que são extraídos os concentrados de plaquetas das bolsas de sangue total coletadas, e também pelo procedimento de aférese que retira o sangue do doador, separa os componentes por meio de centrifugação, retém parte das plaquetas e retorna os demais componentes do sangue para o doador. Este procedimento leva aproximadamente 90 minutos. 

Para doar por aférese é necessário ter entre 18 e 60 anos, ter mais de 60kg, ser um doador de repetição, ou seja, já ter doado sangue outras vezes e ter um bom acesso venoso, além de estar em boas condições de saúde, bem descansado e alimentado. 

O hemocentro atende hospitais conveniados da 15º Regional de Saúde, um total de 29 municípios. Mas também encaminha hemocomponentes para qualquer serviço de hemoterapia da Hemorrede pública do Paraná que esteja precisando. São 23 serviços no estado do Paraná.