WhatsApp Image 2021 10 22 at 16.46.01 site

Público-alvo são alunos de graduação, pós-graduação, empresários e colaboradores do setor de Software

Os Programas de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PCC) e Engenharia de Produção (PGP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promovem na próxima terça-feira (26), às 19h, pelo Zoom, a palestra sobre garantia de qualidade de software intitulada "A Partial Overview of Software Quality Assurance and the ISO/IEC 29110 Series". O palestrante, Claude Laporte, é professor na Escola de Tecnologia Superior, em Quebec, no Canadá.

Para Gislaine Camila Lapasini Leal, professora dos cursos envolvidos no evento, as práticas de garantia da qualidade de software constituem uma maneira de melhorar a confiança na entrega de um produto de qualidade dentro do orçamento e do cronograma da empresa. “A garantia da qualidade deve ser empregada inclusive em entidades pequenas, sejam empresas, organizações, projetos ou departamentos com até 25 pessoas. Por isso, para atender estas pequenas entidades foi desenvolvido a  série ISO / IEC 29110”, conclui Gislaine Leal.

A palestra contará com tradução simultânea, que será conduzida por Ana Gois, do Departamento de Letras Modernas, e o acadêmico Gustavo Favaretto.

Clique aqui para realizar a inscrição.

Os inscritos receberão, via e-mail, o link da sala de palestras.

Claude Laporte - Professor desde 2000 na Escola de Tecnologia Superior, recebeu o título de doutor honorário da Universidade de São Martin de Porres (Peru) em 2013. É o editor principal da série ISO / IEC 29110 de padrões e guias de ciclo de vida de engenharia de software e sistemas desenvolvidos especificamente para entidades muito pequenas; membro do Conselho Internacional de Engenharia de Sistemas e membro vitalício do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE); além de membro da Associação Profissional de Engenheiros da Província de Québec.

Laporte também é coautor de um livro em inglês sobre garantia de qualidade de software, publicado por John Wiley and Sons em 2018. O livro de Garantia de Qualidade de Software foi traduzido em espanhol em 2021 e também será publicado em chinês em 2022.

ECI e a internacionalização - O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) promove oportunidades de internacionalização na UEM nos campos de Pesquisa, Ensino e Extensão. O escritório intermedeia acordos internacionais entre a UEM e instituições estrangeiras por meio de cooperação técnica e científica, e mobilidade de professores e alunos para atender necessidades de programas e projetos de interesse mútuo. Membros da comunidade acadêmica da UEM que tenham interesse em participar de ações de internacionalização devem procurar o ECI pelo sec-eci@uem.br para descobrir as oportunidades e receber atendimento.