GUIA FOTO UEM

Levantamento feito pelo Grupo Estadão e pela Quero Educação avaliou 16 mil cursos de graduação no Brasil

Divulgado ontem (24), o Guia da Faculdade 2021, avaliação organizada pelo Grupo Estadão e pela Quero Educação, atribui a pontuação máxima 5 aos cursos de graduação em Farmácia (bacharelado), Matemática (Bacharelado), Pedagogia (Licenciatura) e Química (Bacharelado), todos instalados no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá. Vale lembrar que o Conceito Preliminar do Curso do Ministério da Educação (MEC) é o indicador oficial de qualidade das graduações brasileiras.

Foram avaliados somente os cursos com titulação de Bacharelado ou Licenciatura, que tinham ao menos uma primeira turma com alunos já formados (até o final do ano de 2020), e que possuíam pelo menos uma turma em andamento.

Em 2021, o Guia contou com mais de 9.500 coordenadores e professores do ensino superior cadastrados voluntariamente para avaliarem 16 mil cursos de graduação presenciais e a distância de instituições públicas e privadas brasileiras. Eles atribuíram notas de 1 a 5 para cada curso, nos aspectos da qualidade do corpo docente, qualidade do projeto pedagógico e da qualidade da infraestrutura.

O resultado deste ano para a UEM traz quatro cursos a mais com a pontuação máxima que a edição de 2020, quando apenas Farmácia foi a única com 5 estrelas. Além disso, o Guia pontuou 60 cursos desta vez (46 com 4 estrelas e 10 com três), ante os 47 do ano passado.

A pró-reitora de Ensino, Alexandra Cousin, afirma que “os resultados dos cursos da UEM no Guia da Faculdade confirmam a formação de qualidade oferecida pela Universidade. Esse ano, nessa avaliação, tivemos mais destaques, o que muito nos orgulha e confirma nosso compromisso com a qualidade de ensino e das atividades de pesquisa e extensão oferecidas aos nossos graduandos”.

Cousin destaca ainda que “apesar dos desafios enfrentados pela UEM em termos financeiros, nossos cursos continuam comprometidos em possibilitar a melhor formação aos nossos estudantes. Esse resultado também é importante porque divulga os cursos da UEM como uma instituição pública, gratuita, de qualidade e inclusiva para os vestibulandos. Reconhecemos e externamos nossos agradecimentos ao trabalho dos(as) coordenadores(as) dos cursos, que se empenharam no preenchimento cuidadoso das informações do questionário, mostrando os diferenciais oferecidos nos cursos de nossa instituição, trazendo a UEM a um ótimo desempenho nesta avaliação".

Veja as estrelas da UEM abaixo:

Cinco estrelas (4 cursos): Farmácia, Matemática, Pedagogia e Química

Quatro estrelas (46 cursos):

Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais/L, Biomedicina, Bioquímica, Ciência da Computação, Informática, Ciências Econômicas/B e L, Comunicação e Multimeios, Direito, Educação Física/L, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Filosofia. Geografia/B e L, História/L, Letras (português)/L, Matemática/L, Medicina, Psicologia, Química, Secretariado Executivo Trilíngue, Letras (tradução em língua inglesa), Zootecnia, Ciências Contábeis (Goioerê), Moda (Goioerê), Pedagogia/L (Goioerê), Ciências Naturais (Goioerê), Engenharia de Produção (Goioerê), Engenharia Têxtil (Goioerê), Física (Goioerê), Agronomia (Umuarama), Engenharia de Alimentos (Umuarama), Medicina Veterinária (Umuarama), Engenharia Agrícola (Cidade Gaúcha), Educação Física/L (Ivaiporã), Serviço Social (Ivaiporã), Administração Pública (EAD) e Física (EAD)

Três estrelas (10 cursos):

Ciências Biológicas/B e L, Ciências Contábeis, Engenharia Elétrica, Física, Odontologia, Artes Cênicas/L, Design, Engenharia Civil, Educação Física e Ciências Biológicas/L (EAD).