2020 05 20 Teste COVID Lepac2178

A qualificação dos servidores da UEM é fundamental para que a instituição tenha uma atuação notável durante a pandemia

Integrante de uma categoria fundamental para a vida dos cidadãos, mas desvalorizada pelos governos nos últimos tempos, tanto na questão salarial quanto nas condições de trabalho, o servidor público celebra nesta quinta-feira (28) o seu dia, uma data criada por lei há 82 anos.

O reitor Julio César Damasceno diz que se a UEM alcançou o respeito e chegou ao patamar de nível internacional foi graças à contribuição de seus servidores, ao padrão de entrega e de total comprometimento com a qualidade das atividades que desenvolvem na instituição.

Segundo ele, em que pese as dificuldades, incluindo a falta de recursos financeiros e de recomposição do quadro de pessoal, é preciso frisar que os servidores não abdicaram de um critério de conduta típico da UEM. Para Damasceno, nos últimos dois anos a categoria deu exemplo de seu comprometimento ao atuar, por exemplo, no enfrentamento à Covid-19, seja atendendo doentes no hospital universitário, ajudando a desenvolver equipamentos ou orientando a população sobre as medidas de prevenção à enfermidade.

Aproveitando para parabenizar a categoria pela data, o reitor não tem dúvida de que durante a fase mais ajuda da pandemia, especialmente, “assistimos a entrega, a abnegação dos servidores” e, na avaliação dele, “isso resume o espírito de servidor público, que está na UEM com uma missão, a de atender a população”.

Ouça a mensagem do reitor da UEM, Julio Damasceno, ao servidor público:

História

O Dia do Servidor Público foi instituído no governo do presidente Getúlio Vargas e as leis definindo os direitos e deveres desses funcionários foram implementadas em 28 de outubro de 1939. A mesma lei que criou a data também implantou o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

No Brasil, o serviço público teve origem em 1808, com a instalação da Real Família Portuguesa que, precisando promover o desenvolvimento da então colônia, dentro dos parâmetros da diplomacia real, percebeu a importância do trabalho administrativo. Uma curiosidade é que existe diferença entre servidor e funcionário público, pois enquanto o primeiro se insere numa categoria regida pelo regime estatutário, os demais agentes públicos ocupam cargos comissionados e são governados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Os servidores públicos não têm direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), ao contrário dos outros agentes públicos. Ou seja, a principal distinção da categoria está no regime de contratação. Quem tem o regime estatutário não recebe o benefício e quem é CLT recebe.

Como bem explicou a escritora e crítica literária Heidi Strecker, o trabalho deste profissional “é muito importante para todos nós. Nosso bem-estar depende da qualidade do trabalho dos servidores públicos, em hospitais, escolas ou repartições”. Segundo a escritora, o servidor público não trabalha para o governo, mas sim para a população, atendendo as necessidades essenciais dela, como saúde, segurança e educação, como é o caso da UEM.

2020 05 20 Teste COVID Lepac2187

Estudo sobre a disseminação da Covid nos bairros foi feito pela UEM no auge da pademia

Qualificados

Instituição criada há 51 anos, de reconhecida excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, a UEM possui um quadro de servidores (professores e agentes universitários) altamente qualificado. De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PRH), de 2.047 deles, 524 têm graduação, 476 especialização, 174 mestrado e 79 doutorado. Este grau de capacitação ajuda a universidade a conquistar o grau de excelência de que desfruta.

Um caso é o do agente universitário Luiz Felipe Machado Velho, do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia). Biólogo do Laboratório de Zooplâncton, ele possui doutorado e faz parte do seleto grupo de pesquisadores mais relevantes da América Latina.

Para ele, a formação continuada do servidor, em nível de graduação e pós-graduação lato ou stricto sensu, amplia consideravelmente o conhecimento na área em que atua e também em outras áreas de atuação, “com enorme potencial de desenvolver e aperfeiçoar nossas habilidades”.

Felipe considera que “esse desenvolvimento se traduz, sem dúvida, na possibilidade de contribuirmos mais efetivamente nas mais diversas atividades dentro da Instituição. Quanto mais ampliamos nosso conhecimento, maior é nossa contribuição na elaboração e execução de projetos, na busca de soluções e gestão de problemas, participando mais efetivamente no desenvolvimento de nossa instituição, seja na área de extensão, pesquisa ou educação”.

Uma demonstração sobre a qualidade da ciência produzida na UEM é que os dados de 2021 apurados pela Alper-Doger (AD) Scientific Index, que ranqueia universidades e cientistas de todo o planeta, mostra que os pesquisadores da Universidade estão entre os mais relevantes do mundo. 102 destes cientistas figuram entre os melhores da América Latina.