normal 20211028 AGB 34 PREMIO CIENCIA TECNOLOGIA11Solenidade de entrega ocorreu nesta quinta, em Curitiba

A professora Débora de Mello Gonçalves Sant’Ana, atual pró-reitora de Extensão e Cultura, da Universidade Estadual de Maringá (PEC/UEM), é uma das ganhadoras do 34º PrêmioParanaense  de CiênciaeTecnologia 2021, na categoria pesquisadora-extensionista. A solenidade de divulgação do resultado ocorreu, nesta quinta-feira (28), em Curitiba.

O Governo do Paraná promove, anualmente,essa premiação, que temcomoobjetivoreconhecereestimular a produção científica, tecnológica e de extensão. A iniciativa também valoriza profissionais da imprensa, que contribuem para a popularização da ciência.

O Prêmio contempla, acada  ano,duas  áreas  do  conhecimento.  Em 2021, os candidatos concorreram com trabalhos relacionados às áreas de Engenharias e Ciências Biológicas, nas categorias:Pesquisador; Pesquisador-Extensionista; Estudante de Graduação; Inventor Independente; e Jornalismo Científico.

Os trabalhos foram selecionados por uma comissão julgadora, composta por profissionais epesquisadoresderenome,vinculadosauniversidadeseinstituições de pesquisa de diferentes estados brasileiros, exceto o Paraná.

Concorreram 34 professores/pesquisadores de todo o estado. Pela UEM, além da professora Débora como extensionista da área Biológica, participaram: como pesquisadora-extensionista da Engenharia, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon;e como pesquisadores da Engenharia, o engenheiro químico Mauro Antonio da Silva Sá Ravagnani, o químico Andrelson Wellington Rinaldi, e o engenheiro civil Carlos Humberto Martins. Ainda concorreram outros 11 alunos, seis jornalistas e cinco inventores.

Autoridades

O vice-governador Darci Piana ressaltou a atuação dos pesquisadores na solução das demandas sociais. “O estado do Paraná possui 20 mil professores doutores extremamente capacitados que desenvolvem pesquisas fundamentais para nossa sociedade. São horas, meses e anos de dedicação desses profissionais. Agradecemos a todos pelo trabalho que engrandece o nosso estado”.

O superintendente Aldo Nelson Bona destacou a importância do prêmio, que tem como objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido por pesquisadores, estudantes, inventores e jornalistas na busca por soluções inovadoras para as demandas sociais.

“A cerimônia marca o reconhecimento e valorização das iniciativas inovadoras que contribuem para a transformação do estado. O Paraná possui uma grande quantidade de profissionais e pesquisadores que são referência na produção científica e tecnológica. Esse prêmio faz parte de uma série de ações do Governo, que estimula o desenvolvimento de pesquisas em parceria com o setor produtivo”, afirmou.

20211028 AGB 34 PREMIO CIENCIA TECNOLOGIA43

“O estado do Paraná tem apoiado ações importantes de ciência, tecnologia e inovação. Agradecemos a todos os pesquisadores que fazem do Paraná referência para todo o Brasil”, lembrou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

O Prêmio

Essa não é a primeira vez que a professora Débora ganha o prêmio. Ela também venceu em 2016, na categoria pesquisador-extensionista na área da Saúde. Em 2021, concorreu mostrando as ações de extensão que realizou no Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi).

Para Débora Sant'Ana, este título é muito importante para toda a UEM. "A Instituição tem um número enorme de pessoas que faz extensão; isto é, que desenvolve ações voltadas à comunidade. Esse prêmio é para todos que pertencem a esse grupo e que se dedicam à sociedade mesmo em tempos de pandemia", declara a professora, que, além de extensionista, ministra aulas de Anatomia.

A professora também lembrou que o prêmio chega no dia do funcionário público, aquele que trabalha para o povo e com o povo, especialmente, em projetos de extensão. “Temos uma equipe grande na minha universidade que quero agradecer porque é com o apoio deles que conseguimos fazer o que fazemos”, concluiu.

O reitor da UEM, Julio César Damasceno, lembrou que a ciência, ainda hoje, no século 21, é colocada em cheque, mesmo em tempos de pandemia. Por isso, é importante mostrar toda uma cadeia de esforços e produção de conhecimento e de prestação de serviço à população. O Prêmio de C&T é uma destas oportunidades. O gestor elogiou, ainda, a ganhadora da UEM.

“A professora Débora é um exemplo do que as mulheres fazem em benefício da sociedade, atuando nas bancadas dos laboratórios. São mulheres, mães, cientistas que estão lá e nos representam. A professora Débora é uma destas pessoas, extremamente dedicada, inteligente, mas, especialmente, generosa. Que se coloca à disposição das pessoas de Maringá, da região, todas que estão à nossa volta. É um prazer fazer parte deste momento da sua vida, professora Débora. É uma honra e mostra que nosso comprometimento vale a pena”, disse Damasceno.

A entrega do prêmio ocorreu no Salão deAtosdoPalácioIguaçu, no Centro Cívico da capital. O anfitrião foi o professor Aldo Bona, gestor da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), do Paraná, que organiza a premiação junto com a Fundação Araucária.