1636128604935 site

Este tipo de serviço estava suspenso desde março do ano passado devido à pandemia de Covid-19

O Hemocentro Regional de Maringá vai realizar a primeira coleta externa de sangue com a nova unidade móvel recebida em julho deste ano. Desde março de 2020, por causa da pandemia, não era realizada essa modalidade de serviço. A coleta acontece amanhã (6) no estacionamento do Estádio Regional Willie Davids das 8h às 12h.

A iniciativa, que é uma parceria com o Rotary Club de Maringá, só foi possível diante da diminuição dos números de casos de Covid-19 e da flexibilização das medidas restritivas pela Prefeitura Municipal. Contudo, será uma coleta com um número reduzido de doadores para respeitar o protocolo padronizado pela instituição durante a pandemia, mantendo todos os cuidados básicos para evitar a propagação do coronavírus. 

Segundo a diretora do Hemocentro, Márcia Regina Momesso, levando em consideração o período de atendimento e os protocolos seguidos, a expectativa é atender 40 doadores. “Estaremos com nossa equipe e parceiros realizando também a conscientização da comunidade para a doação de sangue e organizando as fichas para evitar aglomeração e respeitando o distanciamento social”, explica.

Espera-se que a partir desta data muitas outras coletas possam ser realizadas para manter os estoques de sangue e suprir os hospitais de nossa região. Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados dos pais), ter mais de 50 kg, apresentar documento de identificação, além de estar em boas condições de saúde, bem descansado e alimentado. 

 

Unidade Móvel

O ônibus conta com modernos sistemas de atendimento, com quatro poltronas e tem capacidade de realizar até 3.000 doações por mês. Além disso, também está adaptado para portadores de necessidades especiais. 

O novo veículo foi projetado por uma empresa especializada e possui recursos, equipamentos e mobiliário personalizado, construídos seguindo critérios funcionais de ergonomia e garantindo uma operação inteligente e funcional.