EEVENTO PROJETO PEDAGOGICO DOS CURSOS

Ideia é ajudar na formação dos encarregados pelas mudanças; inscrições para o evento a ser iniciado dia 12 estão abertas

Com quatro palestras e um workshop a serem ministrados por alguns dos melhores especialistas brasileiros no assunto, todos professores de universidades, o evento de extensão "Implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos do Centro de Tecnologia da UEM” está com inscrições abertas.

Atividade integrante do 1º Ciclo de Palestras e Workshop do Centro de Tecnologia (CTC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o evento, que começa na sexta-feira (12), pretende contribuir com a formação dos coordenadores e membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) para efetuar as alterações dos projetos pedagógicos dos cursos.

Estas alterações visam atender as novas propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Engenharias, além da implantação da curricularização da extensão.

As atividades terão início às 17h do dia 12, seguindo no dia 13 (sábado), com uma pausa no feriado da Proclamação da República. Depois, retomam em 16 de novembro seguindo até 27, mediante o encerramento do workshop.

Cabe esclarecer que o Núcleo Docente Estruturante (NDE) de um curso de graduação reúne docentes com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso. 

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica, que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Outras informações no site

 

Programação

Atividade 1: Diretrizes Curriculares e Qualidade do Ensino

Ministrante: professor Milton Vieira Junior (Universidade Metodista de Piracicaba/Unimep)

Data: 12/11/2021 – 17h30 às 18h30

 

Atividade 2: Workshop Organização Curricular de Graduação numa abordagem por competências

Ministrante: professora Rosane de Mello Santo Nicola (Pontifícia Universidade Católica/PUC do Paraná

Datas: 13 e 27/11/2021 - 8 às 12h

 

Atividade 3: Novas DCN de Engenharia: relato da experiência da Universidade Positivo

Ministrante: professora Patrícia Lizi de Oliveira Maggi (Universidade Positivo)

Data: 16/11/2021 - 14 às 15h

 

Atividade 4: Impactos das Novas DCNs na Estrutura Curricular e Práticas Docentes nas Engenharias

Ministrante: professor Luís Maurício Martins de Resende (Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR), câmpus de Ponta Grossa.

Data: 17/11/2021 – 15h30 às 16h30

 

Atividade 5: Repensando os cursos para o futuro e a importância da extensão na formação acadêmica

Ministrante: professor Fabio Roberto Fowler (Universidade Federal de Itajubá/Unifei)

Data: 24/11/2021 - 9 às 10h.