WhatsApp Image 2021 11 12 at 11.16.26

Objetivo foi auxiliar retorno das atividades físicas e sociais dos idosos; houve aulas de ginástica e ritmos

Na manhã desta sexta-feira (12), no Centro Esportivo Joaquim Pires de Oliveira, no distrito de Floriano, foi realizado um evento cultural e esportivo, fruto da parceria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e das secretarias de Saúde e de Esportes e Lazer do município de Maringá.

O projeto foi organizado pelos acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina, Educação Física, Biomedicina, Odontologia e Psicologia, com o apoio da enfermeira Débora Fernandes da Silva Gondolfo , da psicóloga Kátia Akemi Miyamoto Nedopetalski, das agentes comunitárias de saúde Berenice Sipião da Costa, Claudenice Fernandes de Lemos, Lourdes, Sonia Mara Custodio de Melo, Maria de Lourdes Conte Cazatti e do educador físico Glaucio Henrique Mazzo.

O objetivo foi auxiliar o retorno das atividades físicas e sociais dos idosos no Centro Esportivo, de maneira segura, incentivando a participação nos encontros semanais no local. Durante o evento, foi realizada uma aula coletiva de ginástica e ritmos, com a participação das educadoras físicas Edna Pinel Maioli, Luana Caroline Contessoto e convidadas da Secretaria de Esporte e Lazer, além de uma roda de conversa com a psicóloga e com o educador físico sobre a importância da atividade física para a saúde mental.

A ideia deste projeto de intervenção surgiu durante as aulas remotas e pela necessidade apresentada pela equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde de Floriano, pois durante a pandemia, houve um aumento de casos de idosos com depressão pelo isolamento social.

A equipe de acadêmicos elaborou um banner para ser fixado na sala de espera da UBS, para que os usuários possam relatar alguma história feliz, algum conselho ou uma habilidade, como forma de compartilhar e registrar momentos agradáveis que os auxiliaram a enfrentar o momento pandêmico.

Para Ezequias, morador do distrito, eventos como este são muito importantes para que as pessoas cuidem melhor de sua saúde. “Este é o primeiro ano que participo. Gostei muito e a partir de agora vou frequentar sempre, irei convidar minha esposa e também alguns amigos para participaram dos próximos encontros, afinal saúde é o que interessa”, afirma.

Glaucio Henrique Mazzo destacou que o evento teve uma participação muito boa dos estudantes e também dos moradores de Floriano. “Haviam pessoas que nunca tinham vindo aqui no centro esportivo, então vemos que a divulgação junto a comunidade funcionou e todos tiveram uma boa adesão às atividades e entenderam a importância dos exercícios físicos para a saúde mental”.

A psicóloga Kátia mostrou todo o seu contentamento com o sucesso da iniciativa. “Eu amei participar. Foi um evento maravilho. Quando unimos nossas forças e fazemos as coisas juntos é tudo de bom”, ressalta.

Alunos participantes

Alunos que participaram da aula remota: Ana Carolina Cemensati - Medicina, Arthur Girardi Francalin Laureano - Biomedicina, Débora Heloíse Galhardi - Psicologia, Eduardo Gheller de Souza - Odontologia, Gabriel Oliveira Carlucci - Farmácia, Gabriel Vinícius Carrara - Psicologia, Gustavo Louro Pina - Educação física, Lorran Uilian Berbet de Sousa - Medicina, Manuela de Menezes Ridolfi - Farmácia, Maria Fernanda Giacomelli - Educação Física, Yasmin Vitória dos Santos Rodrigues - Enfermagem, professor Mitsue Fujimaki e Prof. Vanessa Cristina Veltrini, do Departamento de Odontologia.