2021 12 13 Reunião LGU 3150

PL 728/21, que tramita em regime de urgência na Alep, também foi retirado da pauta desta segunda-feira

Em deliberação na tarde de hoje (13), o Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) manteve-se oficialmente contra o projeto de lei (PL) estadual 728/21 de autoria do governo, que prevê a Lei Geral das Universidades (LGU). A discussão da comunidade acadêmica sobre o assunto iniciou na manhã de quinta-feira (9). Todas as informações sobre a LGU estão sendo publicadas nesta página especial.

Ao mesmo tempo em que a sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) era realizada em Curitiba-PR, no Auditório da Biblioteca Central (BCE) da UEM em Maringá o vice-reitor, Ricardo Dias Silva, abria a reunião do COU lendo um documento que atesta posicionamento contrário ao PL, assinado no último dia 10 pelo reitor, Julio César Damasceno. O gestor esteve hoje (13) na capital para entregá-lo ao deputado estadual Ademar Traiano, presidente da Alep, e também articular com os reitores e vice-reitores da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp).

Foto Julio Alep

Reitor Julio Damasceno entrega documento ao deputado estadual Dr. Batista (à esquerda da foto)

O PL da LGU, que tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), estava previsto para ser votado hoje. Mas, foi retirado da pauta parlamentar desta segunda-feira. Além do documento entregue por Damasceno a Traiano, outro ponto favorável para que a retirada ocorresse foi a defesa feita em plenário pelo deputado estadual Jorge Brand, Goura. “No apagar das luzes, o governo quer votar com urgência uma lei que ameaça a autonomia das universidades estaduais. Faço um apelo ao governador Ratinho Junior, ao chefe da Casa Civil, Guto Silva, para que retirem o PL 728/2021. Peço, que de forma democrática, esse projeto possa ser devidamente debatido com a comunidade universitária, com as entidades representativas de professores e agentes universitários e com toda a sociedade, pois ele afeta diretamente o funcionamento das nossas universidades estaduais”, apela Goura, coordenador da Frente Parlamentar pela Promoção e Defesa das Universidades Públicas do Paraná na Alep.

2021 12 13 Reunião LGU 3211

Reunião do Conselho Universitário da UEM foi realizada em modelo híbrido

Reportagem atualizada em 14/12/2021 às 9h41.