2018 09 04 Fachada da Reitoria com Ipe MG 8403

Ranking foi divulgado pelo UI GreenMetric World University Rankings 2021 que avaliou 956 universidades do mundo

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está entre as 40 universidades brasileiras rankeadas no UI GreenMetric World University Rankings 2021. Este ranking elaborado pela Universidade da Indonésia usa vários critérios e indicadores de sustentabilidade e dentre eles estão os esforços das universidades em reduzir a emissão de gás carbônico para ajudar a combater a mudança climática global.

Neste ano participaram um total de 956 universidades do mundo e a UEM ocupa a posição de 505 dentre as instituições ambientalmente responsáveis; a 66ª dentre 118 universidades da América Latina; a 22ª posição no Brasil; e a 1ª posição no estado do Paraná.

A Assessora Técnica Ambiental e presidente do Comitê Gestor Ambiental da UEM, Elenice Tavares Abreu diz que a universidade tem realizado pesquisas e promovido ações com o propósito de implementar uma cultura de sustentabilidade em toda a instituição. “Neste sentido, além de realizar as ações de manutenção dos câmpus, como a gestão de resíduos, a redução do consumo energético e de água, além da obtenção de licenciamentos ambientais, neste ano o Comitê Gestor Ambiental, com o suporte do Grupo de Trabalho, elaborou e foi aprovado pelo Conselho Universitário (COU) uma resolução sobre a gestão da população animal nos câmpus e espaços pertencentes à UEM”, esclarece  Elenice.

O UI GreenMetric World University Rankings 2021 avaliou as instituições nos seguintes critérios: infra-estrutura do câmpus; eficiência energética e atenção às mudanças climáticas; gestão de resíduos e reciclagem; uso da água; sistema de transporte; e educação ambiental.

Além da UEM, aparecem no ranking as Universidades Estaduais de Londrina (UEL) e do Norte do Paraná (UENP).