fa

Assessoria será feita em projetos e programas, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, e outros

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou edital de fluxo contínuo de chamamento público para o credenciamento de Fundações de Apoio (FA) com a finalidade de auxiliar projetos e programas de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, gestão administrativa, financeira e de pessoas. As inscrições serão realizadas até as 17h30 do dia 15 de fevereiro por meio do e-mail sec-dvl@uem.br.

Em 2021, o governo estadual do Paraná aprovou a Lei 20.537 que autoriza e normatiza as relações entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), os Hospitais Universitários (HUs) e os Institutos de Ciência e Tecnologia Públicos (ICTs) com as Fundações de Apoio.

Segundo Ricardo Vasconcellos, Diretor de Desenvolvimento Institucional da UEM, na universidade, para que essas relações sejam institucionalizadas, o primeiro passo é o credenciamento das fundações de apoio interessadas, que consiste no envio dos documentos e das declarações, conforme descrito em edital.

A segunda fase do processo é o envio do credenciamento para Registro ou Comunicação do Credenciamento à Superintendência Geral de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti). “Uma vez formalizadas estas relações entre a Universidade e as Fundações de Apoio, é esperado que a captação e utilização de recursos financeiros de fontes públicas e privadas seja menos burocrática e estas mudanças podem dar maior celeridade aos investimentos nas Instituições públicas do Paraná por meio de parcerias e prestações de serviço”, explica Ricardo Vasconcellos.

De acordo com o Governo do Paraná o credenciamento de Fundações de Apoio “permite às fundações, dentre várias medidas, arrecadar recursos e doações de pessoas físicas e jurídicas para melhorar e ampliar a estrutura dos hospitais universitários”.

Outras informações podem ser obtidas por meio da Diretoria de Desenvolvimento Institucional da UEM,  pelo e-mail sec-dvl@uem.br.