Balanço show rural pessoas do peixe no estande

Evento ocorreu no início deste mês e teve espaço para a divulgação de pesquisas feitas pelas universidades públicas

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) participou do Show Rural Coopavel, de 7 a 11 de fevereiro, em Cascavel, no stand da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)/Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que cederam espaço para todas as Instituições de Ensino Superior (IES) paranaenses.

Foi um momento de integração e troca de experiências entre pesquisadores das diferentes universidades públicas do Paraná. A participação da UEM ocorreu com exposição de três ações. A primeira delas nos dias 7 e 8 de fevereiro, quando a instituição foi representada pelo Programa de Melhoramento Genético de Tilápias do Nilo (PMGT/UEM)/Tilamax, que consiste na avaliação genética, desenvolvimento e distribuição de uma variedade de tilápias do Nilo. O programa é coordenado pelo grupo de pesquisa PeixeGen, sob a coordenação do professor Ricardo Pereira Ribeiro, do Departamento de Zootecnia da UEM (DZO).

O programa teve início em 2005, com a importação de material genético da Malásia, e está na 13° geração de seleção. Dentre os principais resultados deste programa, pode-se mencionar o incremento de 3% por geração no peso dos animais; o treinamento de recursos humanos (mais de 20 dissertações e teses foram produzidas neste período); e a disseminação deste material para a cadeia produtiva (estima-se que mais de 70% das matrizes de tilápias utilizadas no Brasil possuam genes dos animais avaliados e distribuídos pela UEM).

Balanço Show Rural peixe site

Pesquisa sobre melhoramento genético de Tilápias do Nilo foi um dos mostrados na feira

A segunda ação ocorreu no dia 9, mediante apresentação da ZooJr. Consultoria, uma Empresa Júnior (EJ) do curso de Zootecnia, oportunidade na qual foram divulgadas as ações da empresa junto aos produtores rurais. A ZooJr. existe na UEM desde 1994, composta por cerca de 30 alunos do curso de Zootecnia, além de docentes que dão assistência técnica às atividades da empresa. Atualmente, presta serviços de consultoria em 17 municípios do Paraná, abrangendo 22 projetos em sete culturas, dentre as quais se destacam: Bovinocultura de Corte e Leite, Caprinocultura de Corte e Leite, Piscicultura, Avicultura e Alimentação Natural para Cães.

Por fim, nos dias 10 e 11 de fevereiro a professora Sandra Schiavi, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD) e docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA), esteve no stand divulgando as ações de um projeto de pesquisa e extensão com cafeicultores e outros agentes da cadeia, denominado “Agricultura familiar e agrossistemas sustentáveis: ações para gestão e desmistificação da qualidade na cadeia de cafés especiais no Paraná”.

O projeto, coordenado por Schiavi, é desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos em Estruturas Coordenadas (GECOR) e conta com financiamento estadual por meio do Programa Universidade Sem Fronteiras (USF/Seti). Por intermédio do projeto, busca-se desenvolver a cadeia de cafés especiais no estado e promover oportunidades de acesso a mercados de alto valor agregado por pequenos agricultores.

Balanço Show Rural Sandra Café

Professora Sandra Schiavi apresentou o projeto de pesquisa e extensão envolvendo cafeicultores

O evento

O Show Rural foi promovido pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial na sua 34ª edição, sendo considerado uma das mais importantes feiras voltadas à divulgação de tecnologias agrícolas no país.

Mais de 100 técnicos e pesquisadores dos institutos de pesquisa na área, que participam do dia a dia do agricultor paranaense, estiveram no Show Rural. Além dos espaços de novas cultivares, bioenergia e energias renováveis, outra novidade foi o barracão para a agroindústria familiar.

Entre outras atrações, a maratona de tecnologia também se destacou. Nela, profissionais de diversas áreas participaram visando desenvolver soluções para os desafios enfrentados na agricultura e na pecuária.