faisca6

Projeto de extensão do Câmpus Umuarama objetiva valorizar agricultura familiar, cultura e entretenimento

Sábado (19) é dia de Feira Agroecológica de Inclusão Social, Cultura e Artes de Umuarama (Faisca)! O projeto de extensão, organizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Câmpus Regional de Umuarama (CAU), ocorre todos os sábados, das 16h às 20h, na Feira do Produtor, ao lado do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Umuarama.

Uma feira livre permanente que teve início no ano de 2015 com apoio da Incubadora de Empreendimentos Econômicos e Solidários, a Faisca tem por objetivo ofertar alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e adubos químicos, dentro de uma proposta que valoriza a agricultura familiar. Um espaço de cultura e entretenimento com uma programação variada de apresentações culturais de artistas da região, sebo de livros, artesanato, plantas para ornamentação, chopp e hamburguer artesanais, crepes, comércio de panificação, doces e geleias.

O coordenador da feira, Max Emerson Rickli, zootecnista e servidor técnico do Departamento de Medicina Veterinária (DMV), explica que além do comércio e da cultura, a feira, que conta hoje com cerca de 20 barracas, promove a mobilização e organização de professores e alunos do DMV na prestação de assessoria técnica e cursos de extensão, atendendo famílias da região de Umuarama. Além do mais, os envolvidos no projeto atuam na formação do cooperativismo e economia solidária tendo como propósito a inclusão social por meio da geração de trabalho e renda, promovendo o desenvolvimento regional.

O produtor interessado em participar do Faisca deve entrar em contato com a Incubadora que fica localizada no câmpus da UEM Umuarama ou pelo telefone (44) 3621-9447. “Fazemos uma entrevista para ver se o produtor se encaixa no perfil da feira pois prezamos pelo cuidado com o meio ambiente e a promoção da segurança alimentar. Neste sentido não permitimos revenda de produtos nem de frituras. A venda de ovos caipira só é permitida se as galinhas forem criadas soltas, sem gaiola”, enfatiza Max Rickli.

Agenda Cultural da Faisca

Fevereiro:

Sábado (19) - Super Bhends.

Sábado (26) - Nathan Oliveira.

Março:

Sábado (05) - Mostra de Dança na Faisca - aberto para grupos, duplas e solo. Inscrições aqui.

Sábado (12) - Especial Dia da Mulher, com a presença do Conselho da Mulher de Umuarama.

Sábado(19) - Amostra de Barquinhos a Vapor - Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Sábado (26) - Banda Salamandra.

faisca 16 02