doutorado sanduiche

Programas de pós-graduação devem fazer seleção interna e enviar propostas até 14 de março à PPG da UEM

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com edital aberto para o curso de doutorado sanduíche a ser concluído parcialmente no exterior.

Para concorrer a este edital, os programas de pós-graduação da UEM deverão encaminhar até o dia 14 de março, à Divisão de Pós-Graduação (PGD) da PPG, via Protocolo Geral da universidade, o resultado de sua seleção interna acompanhado de toda a documentação exigida.

O programa proponente deverá encaminhar também cópia dos arquivos da proposta e da documentação para o endereço dpgapoiopos@gmail.com, dentro do prazo estabelecido no cronograma deste edital.

Trata-se da oportunidade oferecida pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PSDE) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação ligada ao Ministério da Educação (MEC).

Nesta modalidade, os alunos regularmente matriculados em cursos de doutorado no Brasil poderão realizar parte do curso em instituição no exterior, com a obrigação de retornar ao Brasil após a finalização da bolsa, para integralização de créditos e a defesa da tese.

Recursos

Os recursos financeiros serão concedidos pela Capes, por meio de cotas institucionais, sendo uma bolsa por programa de pós-graduação com nível de doutorado com nota igual ou superior a quatro na avaliação da fundação.

Serão financiadas bolsas com duração de no mínimo seis meses e de no máximo dez meses, correspondendo, portanto, ao mínimo de seis e máximo de dez mensalidades.

Entre outros requisitos, o candidato ao estágio deve ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente ou autorização de residência no Brasil; não possuir título de doutor em qualquer área do conhecimento no momento da inscrição; estar regularmente matriculado em curso de pós-graduação em nível de doutorado, com nota igual ou superior a quatro na avaliação da Capes; e não ultrapassar o período total para o doutoramento, de acordo com o prazo regulamentar do curso para defesa da tese, devendo o tempo de permanência no exterior ser previsto de modo a restarem, no mínimo, seis meses no Brasil para a integralização de créditos e a defesa da tese.

A análise das propostas pela PPG será feita de 15 a 18 de março. A divulgação dos bolsistas selecionados ocorrerá no dia 21 de março, sendo 24 de março a data limite para a solicitação de reconsideração. A divulgação do resultado final dos bolsistas pré-selecionados ocorrerá em 29 de março de 2022.

A seleção

O processo de seleção interna do PDSE será conduzido integralmente pelas instituições de ensino superior (IES) dos candidatos, cabendo à PPG da UEM, juntamente com os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu elegíveis, garantir que a linha de pesquisa dos alunos selecionados esteja em conformidade com os objetivos estabelecidos no Plano de Internacionalização da IES e com as normas da Capes.

Durante o processo de seleção, a IES deverá levar em consideração aspectos como a adequação da documentação apresentada pelo candidato às exigências do Edital 10/2022-Capes; a plena qualificação com comprovação do desempenho acadêmico e potencial científico para o desenvolvimento dos estudos propostos no exterior; e a pertinência do plano de pesquisa no exterior com o projeto de tese e sua exequibilidade dentro do cronograma previsto.

Outras informações podem ser obtidas na PPG ou por meio do Edital 003/2022 – PPG (Chamada de Propostas do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/Capes 2022).