Mestrado Assistência Farmacêutica

Prazo vai de 7 a 18 de março; resultado final sairá em 18 de abril, para ingresso ainda no primeiro semestre

Começa na próxima segunda-feira (7) o prazo de inscrição para o curso de mestrado profissional em Assistência Farmacêutica oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (Profar) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), visando o ingresso no ano letivo de 2022 a partir de abril deste ano.

A data limite para se inscrever vai até 18 de março e as pessoas interessadas deverão acessar o site do Profar, seguindo as orientações informadas por meio do link, até finalizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 200.

No mesmo site com as orientações, há a relação dos documentos exigidos, além dos procedimentos necessários para pagar o boleto e concluir o processo de inscrição, incluindo o mecanismo de enviar a ficha preenchida e assinada com uma foto 3x4 colada ao formulário e a apresentação do Currículo Lattes dos últimos 3 anos (documentado – fotocópias de todos os documentos comprobatórios).

A homologação das inscrições será divulgada no dia 25 de março. A análise de currículos e pré-projetos ocorrerá de 4 a 8 de abril. O calendário do processo seletivo prevê, entre outras datas e prazos importantes, a realização das entrevistas nos dias 15 e 16 de abril (com horários agendados); a divulgação do resultado final no dia 18 de abril e as matrículas de 18 a 21 de abril. O início das aulas será em 22 de abril.

Reserva de vagas

O mestrado vai oferecer até 16 vagas a serem ocupadas por ordem de classificação dos aprovados e uma vaga que será preenchida por pessoas portadoras de deficiência, em cumprimento à Lei Estadual 20443, de 17 de dezembro de 2020.

Quem se candidatar nesta condição como autodeclarado com deficiência deverá apresentar laudo médico com Código de Deficiência nos termos da Classificação Internacional de Doenças – CID. Os inscritos nas ações afirmativas nos termos do edital concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no processo seletivo.

O curso

O mestrado profissional em Assistência Farmacêutica, na área de concentração Assistência Farmacêutica, oferece como linhas de pesquisa, a “Atenção Farmacêutica” e “Gerenciamento de Medicamentos e Políticas de Saúde”.

O curso foi criado pelo Profar com a perspectiva de diminuir o distanciamento entre a formação dos profissionais e as necessidades atuais de saúde da população. As disciplinas têm por objetivo aprofundar os conhecimentos em Assistência Farmacêutica, abrangendo todas as suas etapas, desde o planejamento até o acompanhamento da utilização dos medicamentos.

A ideia é propiciar aos alunos uma sólida formação científica, teórica e prática, desenvolvendo a capacidade de pesquisa e o poder criador em áreas de conhecimento englobadas no campo multidisciplinar da Assistência Farmacêutica. O mestrado tem duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses.

Outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no edital.

O Profar é ligado ao Departamento de Farmácia da UEM, tem secretaria no Bloco P-02 e atende também pelo e-mail: sec-profar@uem.br.