CAPA MULHER MES

O Conexão Ciência é um projeto de extensão, fruto de uma parceria entre a PEC e a Seti

Está no ar, a partir desta quinta-feira (3), um conteúdo especial da plataforma Conexão Ciência - C². Serão quatro semanas de publicações que vão comemorar o Mês da Mulher, março!

O Conexão Ciência é, na verdade, a concretização de um sonho de promover a divulgação científica na Universidade. Tornou-se realidade a partir de uma parceria da PEC com a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A plataforma retornou ao ar em janeiro, com novo layout, depois de sete meses de reportagens veiculadas, em 2021.

A divulgação científica é um conjunto de ações que se propõe a divulgar os conhecimentos produzidos pela ciência, utilizando as mais diferentes estratégias, de uma maneira acessível ao público leigo. A proposta do C² é produzir material midiático multimídia e organizar discussões e debates sobre os mais diferentes assuntos, que mobilizam a sociedade.

Março das Mulheres - Quinze mulheres que atuam na Universidade  Estadual de Maringá (UEM) foram escolhidas para falarem das carreiras e da atuação de cada uma no período de pandemia. Isso vai acontecer durante este mês, em que se comemora o Dia da Mulher - 8 de março.

"Essa é uma forma que encontramos de falar da mulher cientista e da mulher que, como bilhões de outras pelo mundo, precisa bater muito na mesa para vencer o preconceito e a discriminação de gênero", explicou a pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, que é a coordenadora-geral do C², Débora de Mello Gonçales Sant' Ana.

Nas quatro primeiras semanas do mês, um grupo de mulheres contará sua história. A equipe do C² decidiu não divulgar os nomes com antecedência para criar expectativa nos leitores. Os textos compõem a série Ciência - Substantivo Feminino e foram escritos por jornalistas que fazem parte o rol de bolsistas da PEC.

Além disso, um grupo de estagiárias da Pró-Reitoria, alunas do curso de Comunicação e Multimeios, produziram podcasts. A série de material sonoro que traz a voz das mulheres cientistas e servidoras da UEM ganhou o nome de Donas da Ciência.

"A ideia é que esses primeiros podcasts sejam o embrião de uma série enorme, quase infinita, de mulheres que fazem ciência não só na UEM como em todas as universidades públicas do Paraná. Porque esse é o objetivo do C², ser uma plataforma de divulgação científica que dê visibilidade às pesquisas e às tecnologias desenvolvidas no nosso estado, por meio da atuação das nossas universidades e com recursos aplicados pelo governo estadual e federal", esclarece a coordenadora-executiva do projeto, a jornalista e assessora de Divulgação Científica da PEC, Ana Paula Machado Velho.

A arte da home da plataforma foi pensada pela equipe de ilustradores do C² e bolsistas que fazem parte do curso de Design, da UEM, localizado no câmpus de Cianorte, sob a supervisão do professor de Comunicação e Multimeios, Tiago Lucena.

A edição Ciência - Substantivo Feminino já está no ar. Acesse a plataforma!

Serviço:

Site C2.